Publication
Avaliação do efeito duma sessão de ensino no modo de utilização de dispositivos inalatórios por doentes com asma e DPOC
dc.contributor.author | Clérigo, Anália | |
dc.contributor.author | Almeida, Beatriz | |
dc.contributor.author | Bento, Sara | |
dc.date.accessioned | 2022-11-17T10:55:22Z | |
dc.date.available | 2022-11-17T10:55:22Z | |
dc.date.issued | 2021-04 | |
dc.description.abstract | A Organização Mundial da Saúde, define literacia em saúde como o conjunto de “competências cognitivas e sociais e a capacidade dos indivíduos para ganharem acesso a compreenderem e a usarem informação de formas que promovam e mantenham boa saúde”. A Asma e a DPOC são as doenças respiratórias crónicas mais comuns a nível mundial. As doenças respiratórias crónicas atingem cerca de 40% da população portuguesa, com uma prevalência de 10% para a asma e 14,2% para a DPOC em pessoas com mais de 40 anos. O tratamento destas doenças passa pela terapêutica inalatória, fundamental para o seu controlo. A má pratica no uso da terapêutica feita por via inalatória, associase a fatores relacionados com o tipo de dispositivo, com o paciente (nível socioeconómico, escolaridade, idade, entre outros) e com o profissional de saúde que acompanha o mesmo, tendo como efeito a falta de controlo da doença. Estudo de Coelho et al. (2011) mostra que programas educacionais, conduzidos por profissionais de saúde, em pacientes com Asma e DPOC aumentam a sua adesão á terapêutica. Objetivo do estudo: Avaliar o efeito duma sessão de ensino na utilização de dispositivos inalatórios (DI), em doentes com Asma e DPOC. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Clérigo A, Almeida MB, Bento S. Avaliação do efeito duma sessão de ensino no modo de utilização de dispositivos inalatórios por doentes com asma e DPOC. In: Congresso Internacional de Literacia em Saúde e Autocuidados: evidências que projetam a prática clínica, Instituto Politécnico de Bragança, 28-29 de abril de 2021. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/15100 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://conginternliteraciasaude.wordpress.com/posters/ | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Literacia em saúde | pt_PT |
dc.subject | Doença crónica | pt_PT |
dc.subject | Asma | pt_PT |
dc.subject | Doença pulmonar obstrutiva crónica | pt_PT |
dc.subject | DPOC | pt_PT |
dc.subject | Dispositivo inalatório | pt_PT |
dc.title | Avaliação do efeito duma sessão de ensino no modo de utilização de dispositivos inalatórios por doentes com asma e DPOC | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Bragança | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Avaliação do efeito duma sessão de ensino no modo de utilização de dispositivos inalatórios por doentes com asma e DPOC.pdf
- Size:
- 255.17 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: