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Avaliação do efeito duma sessão de ensino no modo de utilização de dispositivos inalatórios por doentes com asma e DPOC

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A Organização Mundial da Saúde, define literacia em saúde como o conjunto de “competências cognitivas e sociais e a capacidade dos indivíduos para ganharem acesso a compreenderem e a usarem informação de formas que promovam e mantenham boa saúde”. A Asma e a DPOC são as doenças respiratórias crónicas mais comuns a nível mundial. As doenças respiratórias crónicas atingem cerca de 40% da população portuguesa, com uma prevalência de 10% para a asma e 14,2% para a DPOC em pessoas com mais de 40 anos. O tratamento destas doenças passa pela terapêutica inalatória, fundamental para o seu controlo. A má pratica no uso da terapêutica feita por via inalatória, associase a fatores relacionados com o tipo de dispositivo, com o paciente (nível socioeconómico, escolaridade, idade, entre outros) e com o profissional de saúde que acompanha o mesmo, tendo como efeito a falta de controlo da doença. Estudo de Coelho et al. (2011) mostra que programas educacionais, conduzidos por profissionais de saúde, em pacientes com Asma e DPOC aumentam a sua adesão á terapêutica. Objetivo do estudo: Avaliar o efeito duma sessão de ensino na utilização de dispositivos inalatórios (DI), em doentes com Asma e DPOC.

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Keywords

Literacia em saúde Doença crónica Asma Doença pulmonar obstrutiva crónica DPOC Dispositivo inalatório

Citation

Clérigo A, Almeida MB, Bento S. Avaliação do efeito duma sessão de ensino no modo de utilização de dispositivos inalatórios por doentes com asma e DPOC. In: Congresso Internacional de Literacia em Saúde e Autocuidados: evidências que projetam a prática clínica, Instituto Politécnico de Bragança, 28-29 de abril de 2021.

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