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Ciclo unidade de logística
dc.contributor.advisor | Baptista, Maria Ana Carvalho Viana | |
dc.contributor.advisor | Cravo, Ruy Moreira | |
dc.contributor.author | Camacho, Fernando Manuel | |
dc.date.accessioned | 2012-06-20T15:19:59Z | |
dc.date.available | 2012-06-20T15:19:59Z | |
dc.date.issued | 2010-05 | |
dc.description.abstract | No contexto do mestrado em Engenharia Civil Edificações, o Ciclo unidade de logística foi seleccionado como tema para a presente dissertação pela sua pertinência e impacto na minha actividade profissional exercida ao longo dos últimos catorze anos e continuar a desenvolver trabalhos dentro da área e pelo interesse na sua divulgação. Pela importância que desperta a matéria, pretende-se com esta dissertação dar a conhecer um conjunto de etapas na concepção e execução de unidade de logística, desde a aquisição do terreno até a operacionalidade da unidade, contemplando o estudo, o planeamento, o licenciamento, a construção, as certificações, o arrendamento e a venda a um fundo de investimento imobiliário, assim como a manutenção preventiva e curativa atempada da unidade logística. As unidades de logística não são mais que edificações com características específicas à função, que assentam fundamentalmente numa ocupação de espaço para a armazenagem, montagem e distribuição dos diversos produtos. O espaço exterior, com área idêntica à da edificação por razões de operacionalidade, destina-se à circulação de viaturas pesadas, encostagem das mesmas aos cais de carga/descarga, parqueamento para estacionamento das viaturas pesadas e de ligeiros. A edificação principal é constituída por uma estrutura porticada, cobertura, paredes, pavimento e automatismos adequados à função específica a que se destina. O pavimento interior de importância crucial para a operacionalidade da unidade, sendo que o seu nivelamento é uma das características de maior importância em conjunto com a resistência ao desgaste da camada superficial. O investimento é uma acção estratégica desenvolvida pela administração da firma promotora, passando pela aquisição atempada de terrenos. Pela existência de um sistema de manutenção atempada na organização, o tempo de vida útil do imóvel aumenta e reduz os tempos de imobilização da operacionalidade, resultando dai menores custos na operacionalidade do sistema. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/1612 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Unidade logística | por |
dc.subject | Planeamento | por |
dc.title | Ciclo unidade de logística | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |