Repository logo
 
Publication

O Mundo da Canção: percursos da primeira publicação portuguesa sobre música popular entre o Estado Novo e a Revolução: (1969-1976)

dc.contributor.advisorSubtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalvespt_PT
dc.contributor.authorSousa, João Francisco Vasconcelos e
dc.date.accessioned2017-03-17T11:00:48Z
dc.date.available2017-03-17T11:00:48Z
dc.date.issued2016-12-12
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.pt_PT
dc.description.abstractEsta dissertação debruça-se sobre o Mundo da Canção (MC), a primeira revista portuguesa de música popular, no período entre o fim do Estado Novo e a transição para a democracia (1969-1976). Editado mensalmente, o MC teve um papel importante na divulgação da "música de protesto", personificada por José Afonso, José Mário Branco ou Sérgio Godinho. Ao mesmo tempo, foi uma voz crítica do fado e do nacional-cançonetismo, dois estilos que conotava com o regime. Orientado para os jovens e fustigado pela Censura, o MC aliou a oposição à ditadura com uma opção estética versátil, que abarcava as sonoridades pop anglo-saxónicas (do folk de Bob Dylan ao heavy sound dos Led Zeppelin, passando pelo prog rock dos Pink Floyd e pela divulgação do jazz) e a promoção de músicos francófonos e de língua castelhana. A revista publicava também letras de canções e fazia críticas a discos, tendo ainda dado destaque aos festivais de Woodstock, Vilar de Mouros e Cascais. Através da análise cuidada de 45 números do MC, e recorrendo a uma abordagem que combina estudos históricos, culturais e dos media, a principal conclusão que se retira é que a revista constituiu, em plena ditadura, um palco de resistência cultural e de luta pela liberdade, contribuindo para dinamizar a esfera pública e abrir caminho ao jornalismo musical português. A partir de 1974, com a queda do regime e a súbita politização da sociedade, o MC aproximou-se da vertente maoísta da luta política.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This research focuses on Mundo da Canção (MC), the first ever Portuguese magazine about popular music, in the period between the end of Estado Novo and the transition towards democracy (1969-1976). With a monthly periodicity, MC played an important role in publicising the Portuguese protest song, played by singer-songwriters such as José Afonso, José Mário Branco, or Sérgio Godinho. At the same time, the magazine became a major critic of fado and “nacional-cançonetismo”, two musical styles it linked to the regime. Being a youth-oriented magazine which was also punished by censorship, MC not only opposed the dictatorship, but it also showed a versatile aesthetic range, publishing articles about English and American pop music (from Bob Dylan’s folk to Led Zeppelin’s heavy sound, not to mention Pink Floyd’s prog rock or the promotion of jazz music), as well as disseminating francophone and hispanophone musicians. The magazine also published the lyrics of many songs, produced a serious amount of album critiques, and addressed the festivals happening in Woodstock, Vilar de Mouros, and Cascais. Having attempted to make a thorough approach to 45 issues of MC, and with the help of historical, cultural and media studies, the main conclusion we can draw is that the magazine was a space for cultural resistance and fight for freedom, which has paved the way for the beginning of Portuguese musical journalism. Since 1974, with the fall of the dictatorship and the rising of politicisation amongst the Portuguese society, MC briefly approached a Maoist current of thought.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSOUSA, João Francisco Vasconcelos e - O Mundo da Canção: percursos da primeira publicação portuguesa sobre música popular entre o Estado Novo e a Revolução: (1969-1976). Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2016. Dissertação de mestrado.pt_PT
dc.identifier.tid201605546pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6872
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.subjectJornalismopt_PT
dc.subjectMúsica popularpt_PT
dc.subjectEstado Novopt_PT
dc.subjectCensurapt_PT
dc.subjectTransição políticapt_PT
dc.subjectResistência culturalpt_PT
dc.subjectFestivais de músicapt_PT
dc.subjectFestival da cançãopt_PT
dc.subjectRevista "Mundo da Canção (MC)"pt_PT
dc.subjectMovimento dos baladeirospt_PT
dc.subjectNacional cançonetismopt_PT
dc.subjectJournalismen
dc.subjectPopular musicen
dc.subjectDictatorshipen
dc.subjectCensorshipen
dc.subjectPolitical transitionen
dc.subjectCultural resistanceen
dc.subjectMusic festivalsen
dc.subjectSong Festivalen
dc.subjectMagazine "Mundo da Canção(MC)"en
dc.subjectBallad movementen
dc.subjectNational-crooningen
dc.titleO Mundo da Canção: percursos da primeira publicação portuguesa sobre música popular entre o Estado Novo e a Revolução: (1969-1976)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleO Mundo da Canção: percursos da primeira publicação portuguesa sobre música popular entre o Estado Novo e a Revolução: (1969-1976)pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TESE FINAL COMPLETA E REVISTA - JANEIRO_JOAO SOUSA.pdf
Size:
1.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: