Publication
Relatório de estágio
dc.contributor.advisor | Lourenço, Paulo | |
dc.contributor.advisor | Marques, Manon de Oliveira | |
dc.contributor.author | Martins, Eduardo Manuel dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2019-03-28T09:58:31Z | |
dc.date.available | 2019-03-28T09:58:31Z | |
dc.date.issued | 2017-08 | |
dc.description | Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música | pt_PT |
dc.description.abstract | Resumo I (Prática Pedagógica) - No âmbito do Mestrado em Ensino da Música – Vertente Direção Coral – 2.º ano, foi proposta a elaboração de um relatório de estágio, que sistematizasse o trabalho desenvolvido no Conservatório Regional Silva Marques – Alhandra, no ano letivo de 2016-17. Trabalho este realizado com duas turmas de Coro: o Coro B e o Coro C (compreendendo alunos do ensino básico da música). Para uma prática pedagógica mais organizada foram realizados planos anuais, trimestrais e por aula tendo permitido uma atuação mais sequencial e reflexiva através do registo de objetivos e estratégias. Tendo em vista a performance, foi necessária a preparação de repertório específico para os diversos contextos (audições, concertos) na disciplina de Coro. A par da preparação de repertório e respetivas competências performativas, foi privilegiada a componente pedagógica da disciplina. Com esse fim, foi promovido o desenvolvimento de competências sensoriais (auditivas e motoras) bem como cognitivas (leitura musical). Foi igualmente promovido o desenvolvimento de competências expressivas. Para melhor análise da atividade pedagógica, foram gravadas algumas aulas, o que permitiu a identificação de aspetos chave a melhorar. O uso de uma comunicação mais assertiva com um feed-back preciso e cuidado e a implementação de mais movimento e interação grupal nas atividades em aula foram alguns dos mais referenciados. Esta prática pedagógica foi complementada com a realização de uma atividade de investigação aplicada numa das turmas lecionadas (Coro B), o que reforçou a minha responsabilidade pedagógica. Considero assim que este registo reflexivo da minha atuação no ensino especializado da música permitiu um maior autoconhecimento com vista à melhoria da minha prestação docente. | pt_PT |
dc.description.abstract | Resumo II (Investigação) - O presente relatório de estágio inclui um estudo de investigação realizado com a temática “O desenvolvimento de competências de leitura de partituras aliadas a uma emissão vocal expressiva e saudável”. De caráter exploratório, pretendeu descrever o desempenho dos alunos sobre diversos parâmetros na aula de Coro, relativamente às competências em estudo (neste caso, leitura e expressividade), de forma a fornecer dados para a compreensão da possibilidade do desenvolvimento destas duas competências em simultâneo. O estudo focou-se na turma do Coro B (uma turma de 29 alunos do ensino básico, numa faixa etária entre os 12 e 15 anos) do Conservatório Regional Silva Marques. No processo de leitura, é comum os parâmetros relacionados com a expressividade ficarem relegados para segundo plano, tornando a leitura solfejada (ainda que cantada) um exercício estéril de reprodução técnica de notas, figuras rítmicas, dinâmicas e articulações. Torna-se por isso pouco valorizado o discurso musical. Vários são os estudos feitos na área da literacia musical – na aplicação de diversos métodos de ensino por exemplo – bem como na área da expressividade relatando e evidenciando a sua importância e estratégias promotoras do desenvolvimento nesse domínio. No entanto, não foi encontrada informação que abordasse as duas temáticas e seu trabalho conjunto. Este facto revelou, a par do desafio pessoal no estudo, um alerta para essa necessidade. Para este estudo, foi estabelecida uma metodologia assente na observação direta e registo do desempenho dos alunos em aula, complementada com entrevistas aos professores de instrumento e FM dos alunos do Coro B. Analisando esses dados em gráficos e tabelas, permitiu-se contrapor com a atividade pedagógica realizada. Constatou-se que a turma do Coro B desenvolveu competências de leitura e expressivas em simultâneo ao longo do ano, e que para isso pode ter contribuído a implementação de atividades pedagógicas, que visavam sempre objetivos nos dois domínios. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract I (Teaching) - In the scope of the Masters in Music Teaching - Choral Conducting - 2nd year, it was proposed the preparation of an internship report, systematizing the work developed at the Conservatório Regional Silva Marques – Alhandra, during the academic year 2016-17. This work was made with two classes of Choir: Coro B and Coro C (comprising students of the basic teaching of music). For a more organized pedagogical practice, annual, quarterly and class plans were carried out, allowing a more sequential and reflexive action through the registration of objectives and strategies. In view of the performance, it was necessary to prepare a specific repertoire for the different contexts (auditions, concerts) in the discipline of Choir. In addition to the preparation of the repertoire and its performative competences, the pedagogical component of the discipline was privileged. With that goal, it was promoted the development of sensorial (auditory and motor) as well as cognitive competences (musical reading). The development of expressive skills was also promoted. For a better analysis of the pedagogical activity, some classes were recorded, which allowed the identification of key aspects to be improved. The use of more assertive communication with accurate feedback and the implementation of more group interaction and movement in class activities were some of the most referenced. This pedagogical practice was complemented by an applied research activity in one of the classes (Coro B), reinforcing my pedagogical responsibility. I consider that this reflective record of my performance in the specialized teaching of music allowed for greater self-knowledge in order to improve my teaching performance. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract II (Research) - This music teacher training internship report includes a research study carried out with the theme "The development of reading skills of scores combined with an expressive and healthy vocal emission". The aim of this exploratory study was to describe students' performance on various parameters in the Choir class, in relation to the competences being studied (in this case, reading and expressivity), in order to provide data to understand the possibility of developing these two competences simultaneously. The study focused on the Coro B (a class of 29 basic school students aged 12 to 15 years) from the Conservatório Regional Silva Marques. In the reading process, it is common for expressivity-related parameters to be relegated to the background, rendering the solfeggio reading (though sung) a sterile exercise of technical reproduction of notes, rhythmic figures, dynamics and articulations. Musical phrasing becomes less valued Several studies have been done in the field of musical literacy - in the application of several teaching methods for example - as well as in the area of expressiveness, reporting and highlighting its importance and strategies to promote it. However, no information was found that addressed for the development of the two themes together. This revealed, along with the personal challenge in the study, an alert to this need. For this study, a methodology was established based on the direct observation and its registration of students performance in class, complemented with interviews to the instrument and FM teachers of the Choir B students. Analysing the data in graphs and tables, allowed to counter with the pedagogical activity performed. It was verified that the group Coro B developed reading and expressive competences simultaneously during the year, that may have been influenced by the implementation of pedagogical activities that aimed at objectives in both domains. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201958210 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/9789 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa | pt_PT |
dc.subject | Coro | pt_PT |
dc.subject | Voz | pt_PT |
dc.subject | Leitura musical | pt_PT |
dc.subject | Expressividade | pt_PT |
dc.subject | Choir | pt_PT |
dc.subject | Voice | pt_PT |
dc.subject | Musical reading | pt_PT |
dc.subject | Expressiveness | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | Relatório de estágio | pt_PT |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatorio de Estágio - Eduardo Martins.pdf
- Size:
- 4.31 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: