Repository logo
 
Publication

A pesquisa da singularidade de movimento através do trabalho de chão, na disciplina de técnica de dança contemporânea, com os alunos do 2º ano do curso profissional de intérprete de dança contemporânea do Balleteatro Escola Profissional

dc.contributorFernandes, João
dc.contributor.authorRibeiro Santos, Raquel
dc.date.accessioned2021-01-12T14:27:34Z
dc.date.available2021-01-12T14:27:34Z
dc.date.issued2020-10-26
dc.descriptionRelatório final de estágio, apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dançapt_PT
dc.description.abstractAtualmente, verifica-se a necessidade de direcionar a formação de intérpretes à realidade artística contemporânea, analisando, refletindo e reconfigurando a ação pedagógica, de modo a adequá-la ao contexto de uma prática artística diversificada, multidisciplinar e idiossincrática. Assim, as Técnicas de Dança Contemporânea devem disciplinar o corpo e a mente dos alunos, providenciando-lhes ferramentas e competências que lhes permitam construir um corpo singular de movimento, disponível e capaz de responder às diferentes propostas. Em suma, um corpo versátil, tão requisitado pela dança teatral neste momento. Neste sentido, este estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, pela Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa, pretendeu trabalhar a técnica de chão com os alunos do 2º ano de Dança do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea do Balleteatro Escola Profissional, no 2º período do ano letivo de 2019/2020, com o objetivo de estimular a procura da singularidade de movimento, contribuindo para um forte domínio do corpo performativo,um corpo sensível e adaptável, diversificado e único. Através da implementação do método qualitativo na presente investigação-ação, recorrendo-se à Técnica de Observação, apoiada nos instrumentos de Grelha de Observação, Diário de Bordo e Registo de Vídeo, foi possível recolher dados e refletir acerca de toda a intervenção, concluindo-se que foram evidentes os bons resultados da prática pedagógica, que potenciou um desempenho dos alunos multifacetado, e bastante satisfatório e equilibrado. Os alunos conseguiram, então, adaptar-se a uma nova linguagem e a uma diferente abordagem às Técnicas de Dança Contemporânea, adquirindo competências através da técnica de chão que lhes serão bastante úteis ao longo dos seus percursos académicos e profissionais, conseguindo aplicar, de acordo com as suas capacidades, as ferramentas que lhes foram disponibilizadas para a pesquisa e exploração de novas estratégias para a construção de um corpo singular e versátil.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - Currently, there is a need to direct the training of performers to contemporary artistic reality, analyzing, reflecting, and reconfiguring the pedagogical action, in order to adapt it to the context of a diverse, multidisciplinary, and idiosyncratic artistic practice. Thus, Contemporary Dance Techniques must discipline the body and mind of students, providing them with tools and skills that allow them to build a singular body of movement, available and capable of responding to different proposals; in short, a versatile body, so requested by theatrical dance at this moment. In this sense, this internship, carried out under the Master's Degree in Dance Teaching, by Escola Superior de Dança - Instituto Politécnico de Lisboa, intended to work the floor technique with the students of the 2nd year of Dance of the Professional Course of Contemporary Dance Performer of Balleteatro Escola Profissional, in the 2nd period of the academic year 2019/2020, with the purpose of stimulating the search for the singularity of movement, contributing to a strong mastery of the performative body, a sensitive and adaptable, diverse and unique body. Through the implementation of the qualitative method in this research-action, using the Observation Technique, supported by the instruments of Observation Grid, Logbook and Video Record, it was possible to collect data and reflect on the entire intervention, concluding that the good results of the pedagogical practice were evident, which enabled a multifaceted and quite satisfactory and balanced development of the students. The students were then able to adapt to a new language and a different approach to Contemporary Dance Techniques, acquiring skills through the floor technique that will be very useful throughout their academic and professional paths, managing to apply, according to their abilities, the tools that were made available to them for research and exploration of new strategies for the construction of a singular and versatile body.
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202531708
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12600
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.publisherEscola Superior de Dança
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectTécnica(s) de dança contemporâneapt_PT
dc.subjectTécnica de chãopt_PT
dc.subjectSingularidade de movimentopt_PT
dc.subjectIntérprete de dança contemporâneapt_PT
dc.subjectCurso profissional de intérprete de dança contemporâneapt_PT
dc.subjectContemporary dance technique(s)
dc.subjectFloor technique
dc.subjectMovement singularity
dc.subjectContemporary dance performer
dc.subjectProfessional course of contemporary dance performer
dc.titleA pesquisa da singularidade de movimento através do trabalho de chão, na disciplina de técnica de dança contemporânea, com os alunos do 2º ano do curso profissional de intérprete de dança contemporânea do Balleteatro Escola Profissionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Estágio Raquel Ribeiro Santos.pdf
Size:
800.52 KB
Format:
Adobe Portable Document Format