Repository logo
 
Publication

Aspie Quiz: projeto de aplicação móvel de apoio à identificação de emoções, para portadores de Síndrome de Asperger

dc.contributor.advisorAntunes, Ana Cristina Coelhopt_PT
dc.contributor.advisorQuico, Célia Maria Silvériopt_PT
dc.contributor.authorConceição, Francisco José das Dores
dc.date.accessioned2019-05-07T14:00:00Z
dc.date.available2019-05-07T14:00:00Z
dc.date.issued2019-04-10
dc.descriptionTrabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.pt_PT
dc.description.abstractSíndrome de Asperger é uma perturbação neurobiológica e comportamental que se insere na categoria das perturbações do espectro do Autismo. Em 1944 o pediatra Austríaco Hans Asperger identifica um padrão de comportamento aparentado ao Autismo, identificado por Eugen Bleuler em 1911, apresentando um nível cognitivo igual ou superior à média e sem comprometimento da fala. Em 1981 os estudos de Hans Asperger ganham visibilidade pela mão da psiquiatra Inglesa Lorna Wing. Em 1994, estes estudos são aceites pela comunidade médica com o nome Síndrome de Asperger e inscritos na quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-IV. De acordo com última publicação do manual DSM-5, em 2013, a Síndrome de Asperger vê a sua designação alterada para Perturbação do Espectro do Autismo. Este transtorno neurobiológico e comportamental do espectro do Autismo, de entre diversas características, apresenta uma grande dificuldade na interação social e na leitura da linguagem corporal e expressões faciais. As expressões faciais são a forma preferida de expressão das emoções, estados de humor e atitudes interpessoais (Ekman et al, 1987). Fornecem um comentário à produção verbal, mantendo uma estreita relação com a linguagem. A aplicação multimédia “Aspie Quiz” destina-se a portadores de Síndrome de Asperger e pretende constituir-se como um elemento pedagógico no ensino da leitura, reconhecimento e interpretação das expressões faciais. As suas valências poderão ser utilizadas como uma estratégia alternativa na terapêutica a aplicar a transtornos do neuro desenvolvimento.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: "Asperger's Syndrome" is a neurobiological and behavioral disorder under the category of Autism spectrum disorders. In 1944 the Austrian pediatrician Hans Asperger identified a pattern of behavior related to Autism, identified by Eugen Bleuler in 1911, presenting a cognitive level equal to or higher than the average and with no speech impairment. In 1981 Hans Asperger studies gain visibility by hand psychiatrist Lorna Wing English. In 1994, these studies are accepted by the medical community with the name "Asperger Syndrome" and inscribed in the 4th edition of the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders DSM-IV. According to the final edition of the DSM-5 manual in 2013, the "Asperger Syndrome" name changed to "Disorder Autism Spectrum". This neurobiological and behavioral disorder spectrum Autism, among many features, presents a great difficulty in social interaction and reading body language and facial expressions. Facial expressions are the preferred form of expression of emotions, mood states and interpersonal attitudes (Ekman et al, 1987). Provides a comment to verbal production, maintaining a close relationship with language. The multimedia application "Aspie Quiz" is intended for people with Asperger's Syndrome and aims to establish itself as a pedagogical element in the teaching of reading, recognition and interpretation of facial expressions. Its valence may be used as an alternative strategy for therapy to be applied to the neuro developmental disorders.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationConceição, F.J.D. (2019). Aspie Quiz: Projeto de aplicação móvel de apoio à identificação de emoções, para portadores de Síndrome de Asperger. Trabalho de projeto do mestrado. IPL, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.pt_PT
dc.identifier.tid202213986pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9951
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAudiovisualpt_PT
dc.subjectMultimédiapt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectAplicações móveispt_PT
dc.subjectSíndrome de Aspergerpt_PT
dc.subjectAutismopt_PT
dc.subjectTranstorno neurobiológicopt_PT
dc.subjectExpressões faciaispt_PT
dc.subjectMultimediaen
dc.subjectGamificationen
dc.subjectMobile applicationsen
dc.subjectAsperger syndromeen
dc.subjectAutismen
dc.subjectNeurobiological disorderen
dc.subjectFacial expressionsen
dc.titleAspie Quiz: projeto de aplicação móvel de apoio à identificação de emoções, para portadores de Síndrome de Aspergerpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Comunicação Social, Lisboapt_PT
oaire.citation.titleAspie Quiz: projeto de aplicação móvel de apoio à identificação de emoções, para portadores de Síndrome de Aspergerpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAudiovisual e Multimédiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
FranciscoConceicao_8428_ProjetoMestrado_ESCS.pdf
Size:
16.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: