Repository logo
 
Publication

Brincadeiras de faz-de-conta: interações entre crianças de diferentes idades

dc.contributor.advisorToledo, Leonorpt_PT
dc.contributor.authorFernandes, Diana Bartolomeu
dc.date.accessioned2023-03-07T09:46:54Z
dc.date.available2023-03-07T09:46:54Z
dc.date.issued2022-07-21
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), no contexto de Jardim de Infância, que decorreu entre 18 de outubro de 2021 e 11 de fevereiro de 2022. Este relatório visa refletir sobre o percurso vivenciado com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos. Está dividido em seis partes: (i) introdução; (ii) caracterização do contexto (iii) análise reflexiva da intervenção (iv) investigação em JI; (v) construção da profissionalidade docente; e (vi) considerações finais, a que se seguem as referências e os anexos. A partir do exercício do estágio surgiu a problemática de investigação abordada neste relatório – “Brincadeiras de faz-de-conta: interações entre crianças de diferentes idades”. A investigação insere-se numa perspetiva de metodologia de estudo de caso que partiu das características do grupo de crianças e da observação da existência de interações/ brincadeiras entre as mesmas. Com o presente estudo, pretende-se (i) caracterizar as brincadeiras que ocorrem entre as crianças do grupo original da sala (dois a três anos); (ii) caracterizar as brincadeiras que ocorrem entre as crianças quando do grupo heterogêneo, com as crianças que vêm de outras salas pela manhã (o que forma um grupo de crianças de dois a seis anos); e (iii) verificar em que medida as brincadeiras diferem consoante as idades de cada grupo. Como estratégias metodológicas utilizei as observações, notas de campo e entrevista à educadora cooperante, sendo, posteriormente, analisados com recurso à análise de dados. Neste seguimento concluo que as crianças procuram brincar mais na área da casa e na área do teatro; interagem bastante umas com as outras, preferindo brincar com as crianças da sua sala (ou seja, da sua idade), possivelmente por brincarem juntas diariamente e terem brincadeiras habituais. Ainda assim, é importante manter-se as interações entre crianças de diferentes idades, uma vez que tomam consciência de si mesmas na relação com os outros, aprendem sobre os outros, constroem conhecimento e ampliam o seu repertório de brincadeiras.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report is part of the curricular unit Supervised Professional Practice II (PPS II), in the context of Kindergarten, which took place between October 18, 2021 and February 11, 2022. This report aims to reflect on the journey experienced with a group of children aged between 2 and 3 years. It is divided into six parts: (i) introduction; (ii) characterization of the context (iii) reflexive analysis of the intervention (iv) research in JI; (v) construction of teaching professionalism; and (vi) final considerations, which are followed by references and annexes. The research problem addressed in this report emerged from the internship exercise – “Make-believe games: interactions between children of different ages”. The investigation is part of a case study methodology perspective that started from the characteristics of the group of children and from the observation of the existence of interactions/plays between them. With the present study, we intend to (i) characterize the games that occur among the children of the original group in the room (two to three years old); (ii) characterize the games that occur between children in the heterogeneous group, with children who come from other classrooms in the morning (which forms a group of children aged between two and six years); and (iii) verify to what extent the games differ according to the ages of each group. As methodological strategies I used observations, field notes and interviews with the cooperating educator, which were later analyzed using data analysis. In this follow-up, I conclude that children try to play more in the home area and in the theater area; they interact a lot with each other, preferring to play with the children in their class (that is, their age), possibly because they play together daily and have regular games. Even so, it is important to maintain interactions between children of different ages, as they become aware of themselves in relation to others, learn about others, build knowledge and expand their repertoire of games.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationFernandes, D. B. (2022). Brincadeiras de faz-de-conta: interações entre crianças de diferentes idades (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15764pt_PT
dc.identifier.tid203195221
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15764
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFaz de contapt_PT
dc.subjectInteraçõespt_PT
dc.subjectBrincadeiraspt_PT
dc.subjectDiferentes idadespt_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectMake believept_PT
dc.subjectInteractionspt_PT
dc.subjectPrankspt_PT
dc.subjectDifferent agespt_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.titleBrincadeiras de faz-de-conta: interações entre crianças de diferentes idadespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório da PPSII_Diana Fernandes_2020211.pdf
Size:
3.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: