Repository logo
 
Publication

O desenvolvimento de competências sociais na educação de infância: os contributos da brincadeira e das atividades de pequenos grupos

dc.contributor.advisorLino, Dalilapt_PT
dc.contributor.authorMartins, Patrícia Taquelim Da Cruz Furtado
dc.date.accessioned2015-10-05T15:52:39Z
dc.date.available2015-10-05T15:52:39Z
dc.date.issued2015-07
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório encerra uma análise reflexiva sobre o contributo do trabalho em pequenos grupos e dos momentos de brincadeira para o desenvolvimento de competências sociais e, consequentemente para a redução de conflitos entre pares e criança-adulto em contexto de educação de infância. Este relatório surge como produto da complementaridade entre o conhecimento adquirido ao longo do percurso académico e a consolidação de novas aprendizagens feitas ao longo da prática profissional supervisionada em contextos de creche e de jardim de infância. Partindo da pesquisa e na revisão da literatura transversal às temáticas centrais analisadas, procuro espelhar o trabalho desenvolvido ao longo da minha intervenção, analisando sob um olhar crítico: a) as características de cada um dos contextos educativos que permitiram constituir a problemática identificada e dar corpo ao trabalho; b) as intenções e estratégias implementadas para responder à problemática; e c) as evidências recolhidas que vão permitir averiguar o impacto das estratégias desenvolvidas.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This report contains a reflexive analysis of the contribution of small group activities and playful moments for the development of social skills and, consequently, for reducing conflicts among peers and child-adult in early childhood education. This report comes as the complementary product of the knowledge acquired throughout my academic path and its consolidation and new learning developed over the supervised professional practice in childcare and kinder-garden settings. Based on the investment in research and in the literature review of the central subjects, this report reflects all the work done throughout my intervention, analysing under a critical eye: a) the characteristics of each educational settings, which allow to identify problems and give substance to this work; b) the intentions and implemented strategies to address the identified problematic; and c) the evidence collected that will allow to assess the impact of the developed strategies.en
dc.identifier.tid201361957pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5242
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetências sociaispt_PT
dc.subjectSkills de interaçãopt_PT
dc.subjectGestão de conflitospt_PT
dc.subjectPapel do educadorpt_PT
dc.subjectPequenos grupospt_PT
dc.subjectBrincadeirapt_PT
dc.subjectSocial skillsen
dc.subjectInteraction skillsen
dc.subjectConflict managementen
dc.subjectRole of educatoren
dc.subjectSmall groupen
dc.subjectPlaypt_PT
dc.titleO desenvolvimento de competências sociais na educação de infância: os contributos da brincadeira e das atividades de pequenos grupospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório PPS_Patrícia Taquelim Martins_.pdf
Size:
856.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: