Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
95.22 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente artigo resulta de uma investigação realizada no âmbito do mestrado em educação
pré-escolar e pretende apresentar o percurso vivenciado ao longo da prática profissional
supervisionada realizada num contexto de jardim de infância, entre outubro de 2017 e janeiro
de 2018. Desenvolveu-se uma investigação relacionada com a resolução de conflitos, tendo
esta como principais objetivos: i) desenvolver a autonomia das crianças no que diz respeito à
resolução de conflitos; ii) desenvolver com as crianças diferentes estratégias de resolução de
conflitos; iii) reduzir o número de conflitos nos quais as crianças se envolviam e iv) compreender
se a forma como os adultos de referência lidam com os conflitos, em casa e no jardim de
infância, tem influência na forma como as crianças se comportam em situações de conflito.
Quanto à metodologia adotada, esta foi de natureza qualitativa, tendo sido utilizado o método
da investigação-ação com as seguintes técnicas de recolha de dados: a observação direta, um
inquérito por questionário aplicado às famílias das crianças e a realização de duas entrevistas
distintas: uma à orientadora cooperante e outra à assistente operacional da sala de atividades.
Durante a investigação realizada, foi possível verificar a existência de um desenvolvimento da
autonomia por parte das crianças envolvidas, tendo estas ganho a capacidade para, de modo
progressivo, utilizar estratégias adequadas aos conflitos vivenciados.
Description
Keywords
Criança Jardim de infância Autonomia Resolução de conflitos
Pedagogical Context
Citation
Mota, F., Simões, A. (2019) “Ele bateu-me!” (Francisco): da intervenção do adulto à autonomia das crianças na resolução de conflitos em jardim de infância in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (52-59) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa