Repository logo
 
Publication

Respostas educativas para alunos com multideficiência: conceções e práticas

dc.contributor.authorApolinário, Mônica
dc.contributor.authorNunes, Clarisse
dc.contributor.authorSilva, Francisco Vaz da
dc.date.accessioned2020-07-03T13:25:42Z
dc.date.available2020-07-03T13:25:42Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO presente estudo procurou conhecer as conceções e as práticas de docentes do ensino regular (ER) e de educação especial (EE) sobre as respostas educativas para alunos com multideficiência (MD). Almejou, ainda, perceber quais as necessidades e as preocupações das famílias desses alunos, e a sua opinião sobre as práticas dos docentes, no sentido de se perceber de que modo as conceções e as práticas docentes se articulam com as necessidades e preocupações dos pais. O estudo de natureza descritiva, na modalidade de estudo de caso, realizou-se numa escola do 1.º Ciclo com uma Unidade de Apoio Especializado à Educação de Alunos com MD e envolveu 16 participantes: cinco alunos com MD, seis docentes e cinco pais. Os dados foram recolhidos através da observação, pesquisa documental e entrevistas. Os resultados revelam que os docentes têm conceções diversificadas face à educação de alunos com MD no ensino regular, sendo estas, maioritariamente, favoráveis; que as necessidades e preocupações dos pais se relacionam com o investimento na comunicação, o desenvolvimento da mobilidade e motricidade, capacidade de memorização e autonomia; e que as práticas do professor de EE parecem satisfazer, em parte, estas necessidades, contrariamente às práticas dos docentes de ER, com exceção de um docente. Parece também existir escassa articulação entre as necessidades dos pais e as práticas desenvolvidas pelos docentes. Os pais têm uma participação pouco ativa no processo escolar dos filhos e a comunicação estabelecida entre a escola e a família ocorre, essencialmente, nos momentos de avaliação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationApolinário, M., Nunes, C., Silva, F. V. (2017) Respostas educativas para alunos com multideficiência: conceções e práticas in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (18-27) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-00-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11997
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/3oeme_atas_compressed.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConceções e práticas educativaspt_PT
dc.subjectEnvolvimento parentalpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectMultideficiênciapt_PT
dc.titleRespostas educativas para alunos com multideficiência: conceções e práticaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage27pt_PT
oaire.citation.startPage18pt_PT
oaire.citation.titleAtas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
person.familyNameApolinário
person.familyNameAlexandrino Nunes
person.givenNameMônica
person.givenNameMaria Clarisse
person.identifier.ciencia-id1714-308F-9C8C
person.identifier.orcid0000-0001-5165-7211
person.identifier.orcid0000-0002-6313-3439
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1909e8af-9c5c-4421-b0ea-11c334000aa7
relation.isAuthorOfPublicationbb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1909e8af-9c5c-4421-b0ea-11c334000aa7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Respostas educativas para alunos commultideficiência3oeme_atas.pdf
Size:
115.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections