Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
115.17 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo procurou conhecer as conceções e as práticas de docentes do ensino
regular (ER) e de educação especial (EE) sobre as respostas educativas para alunos com
multideficiência (MD). Almejou, ainda, perceber quais as necessidades e as preocupações das
famílias desses alunos, e a sua opinião sobre as práticas dos docentes, no sentido de se
perceber de que modo as conceções e as práticas docentes se articulam com as necessidades
e preocupações dos pais.
O estudo de natureza descritiva, na modalidade de estudo de caso, realizou-se numa escola
do 1.º Ciclo com uma Unidade de Apoio Especializado à Educação de Alunos com MD e
envolveu 16 participantes: cinco alunos com MD, seis docentes e cinco pais. Os dados foram
recolhidos através da observação, pesquisa documental e entrevistas.
Os resultados revelam que os docentes têm conceções diversificadas face à educação de
alunos com MD no ensino regular, sendo estas, maioritariamente, favoráveis; que as
necessidades e preocupações dos pais se relacionam com o investimento na comunicação, o
desenvolvimento da mobilidade e motricidade, capacidade de memorização e autonomia; e
que as práticas do professor de EE parecem satisfazer, em parte, estas necessidades,
contrariamente às práticas dos docentes de ER, com exceção de um docente. Parece também
existir escassa articulação entre as necessidades dos pais e as práticas desenvolvidas pelos
docentes. Os pais têm uma participação pouco ativa no processo escolar dos filhos e a
comunicação estabelecida entre a escola e a família ocorre, essencialmente, nos momentos de
avaliação.
Description
Keywords
Conceções e práticas educativas Envolvimento parental Inclusão Multideficiência
Citation
Apolinário, M., Nunes, C., Silva, F. V. (2017) Respostas educativas para alunos com multideficiência: conceções e práticas in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (18-27) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais