Repository logo
 
Publication

A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafios

dc.contributor.advisorSimões, Anapt_PT
dc.contributor.authorMariol, Irene Olmedo
dc.date.accessioned2023-03-08T15:01:05Z
dc.date.available2023-03-08T15:01:05Z
dc.date.issued2022-11-14
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada II, 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractEste relatório tem como principal objetivo apresentar a intervenção no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, durante o percurso da Prática Profissional Supervisionada em contexto de Jardim de Infância (PPS II), com um grupo de crianças de três e quatro anos de idade. No âmbito da PPSII surgiu a seguinte problemática – “A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância: potencialidades e desafios" deveu-se à observação das estratégias utilizadas pela educadora cooperante com o grupo de crianças. Com efeito, foi possível observar a diferenciação pedagógica na sala de atividades onde intervim entre o dia 9 de novembro de 2020 e o dia 7 de maio de 2021. A metodologia utilizada na investigação da problemática identificada foi de natureza qualitativa, tendo recorrido ao método do estudo de caso, através das seguintes técnicas de recolha de dados: a observação direta e a realização de uma entrevista à educadora cooperante. Os resultados obtidos apontam para as seguintes conclusões: i) a diferenciação pedagógica requer uma atitude reflexiva por parte da equipa educativa; ii) o planeamento e o diálogo com as crianças são fatores determinantes para o sucesso do grupo; iii) a diferenciação pedagógica só poderá ser exercida quando o/a educador/a compreender a importância da reflexão sobre a sua prática e a necessidade de criar uma relação baseada na confiança, de forma a poder existir partilha dos dois lados e iv) o ratio adulto-criança é uma dimensão essencial para qualquer ambiente educativo, de forma a poder dar uma resposta de qualidade e exercer um pedagogia diferenciada.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The main purpose of this report is to present my intervention in the scope of the master’s degree in Pre-School Education at Escola Superior de Educação de Lisboa, during the Supervised Professional Practice in Kindergarten (PPS II), with a group of three and four-year-old children. The problem identified - "Pedagogical differentiation in a kindergarten room: potentialities and challenges" - was due to the observation of the strategies used by the cooperant educator with the group of children. In fact, it was possible to observe the pedagogical differentiation in the classroom where I intervened between November 9, 2020 and May 7, 2021. The methodology used was qualitative in nature, using the case study method, through the following data collection techniques: direct observation and an interview with the cooperating teacher. The results obtained point to the following conclusions: i) pedagogical differentiation requires a reflective attitude on the part of the educational team. Planning and dialogue with children are key factors for the success of the group; ii) pedagogical differentiation can only be exercised when the educator understands the importance of reflection on his/her practice and the need to create a relationship based on trust, so that there can be sharing on both sides: iii) the adult-child ratio is an essential dimension for any educational environment, in order to provide a quality response and to exercise a differentiated pedagogy.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationMariol, I. O. (2022). A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafios (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15775pt_PT
dc.identifier.tid203210395
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15775
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógica.pt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.subjectPedagogical differentiationpt_PT
dc.titleA diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafiospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Irene_Mariol_Relato´rio PPS II.pdf
Size:
1002.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: