Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-14"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafiosPublication . Mariol, Irene Olmedo; Simões, AnaEste relatório tem como principal objetivo apresentar a intervenção no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, durante o percurso da Prática Profissional Supervisionada em contexto de Jardim de Infância (PPS II), com um grupo de crianças de três e quatro anos de idade. No âmbito da PPSII surgiu a seguinte problemática – “A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância: potencialidades e desafios" deveu-se à observação das estratégias utilizadas pela educadora cooperante com o grupo de crianças. Com efeito, foi possível observar a diferenciação pedagógica na sala de atividades onde intervim entre o dia 9 de novembro de 2020 e o dia 7 de maio de 2021. A metodologia utilizada na investigação da problemática identificada foi de natureza qualitativa, tendo recorrido ao método do estudo de caso, através das seguintes técnicas de recolha de dados: a observação direta e a realização de uma entrevista à educadora cooperante. Os resultados obtidos apontam para as seguintes conclusões: i) a diferenciação pedagógica requer uma atitude reflexiva por parte da equipa educativa; ii) o planeamento e o diálogo com as crianças são fatores determinantes para o sucesso do grupo; iii) a diferenciação pedagógica só poderá ser exercida quando o/a educador/a compreender a importância da reflexão sobre a sua prática e a necessidade de criar uma relação baseada na confiança, de forma a poder existir partilha dos dois lados e iv) o ratio adulto-criança é uma dimensão essencial para qualquer ambiente educativo, de forma a poder dar uma resposta de qualidade e exercer um pedagogia diferenciada.