Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.87 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Existe a necessidade de uma rigorosa e constante exploração das técnicas e saberes
necessários para a aprendizagem da arte dramática, assim como a de desenvolver
competências artísticas e profissionais nos alunos, de forma a prepará-los para as
suas carreiras.
Este estudo pretende responder a essas necessidades, trazendo à superfície, a partir
do projecto realizado na disciplina de Movimento, outras carências emergentes,
pessoais, físicas e emocionais de adolescentes em fase de crescimento.
O conhecimento do corpo e das suas potencialidades como instrumento de expressão
pessoal e cénica e a sua utilização de uma forma consciente e criativa norteou este
projecto. Utilizando uma metodologia de Investigação-Acção e apoiando-nos nos
conceitos e exigências de mestres formadores da arte dramática, encontrámos em
Laban um intermediário capaz de fornecer os instrumentos adequados para
empreender esta complexa tarefa de colocar o corpo do actor ao serviço do
personagem, indicando-nos caminhos viáveis para a superação de limitações, com
estratégias e linhas reguladoras explícitas e claramente identificáveis em todas as
fases do processo exploratório. - Abstract
There is a need for a rigorous and constant search for the techniques and knowledge
required for the apprenticeship of dramatic arts, and also to develop artistic and
professional skills in students, in order to fit them for their careers. The present work
aims to respond to this need, bringing to the surface other emerging issues, such as
personal, physical and emotional ones, concerning adolescents on a growing up
process; educating the body, knowing it, enabling the student to use it as his own
instrument of personal and scenic expression, in a sentient and creative way, through a
project developed in Movement Class. Based upon concepts and demands from
master educators in dramatic arts, we found Laban to be one intermediary, capable of
providing the adequate tools to enable the accomplishment of this complex task,
placing the actor inside the character’s body, showing us viable ways to overcome
limitations, with explicit strategies and regulatory lines, clearly identifiable throughout all stages of the process. Keywords:
Description
Projecto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística, na
especialização de Teatro na Educação
Keywords
Corpo Espaço Movimento Emoção Expressão Body Space Movement Emotion Expression