Publication
As expressões artísticas enquanto veículo de inclusão de alunos com multideficiência no 1º ciclo do ensino básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Leite, Teresa | |
dc.contributor.author | Lopes, Carmen Maria Almeida | |
dc.date.accessioned | 2025-01-22T13:56:43Z | |
dc.date.available | 2025-01-22T13:56:43Z | |
dc.date.issued | 2024-12-16 | |
dc.description | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial | |
dc.description.abstract | Este estudo incide sobre as expressões artísticas enquanto veículo de inclusão de alunos com multideficiência no 1º ciclo do ensino básico. Tem como objetivos principais caraterizar o modo como os alunos com multideficiência (MD) participam nas atividades de expressão artística (EA) desenvolvidas no 1º ciclo do ensino básico (EB) e identificar o contributo das expressões artísticas na inclusão de alunos com MD no 1º ciclo do ensino básico e o papel do professor nesse processo. Para dar resposta a estes objetivos, desenvolveu-se uma investigação qualitativa, sob a forma de um estudo de caso. Utilizámos como técnicas de recolha de dados a observação direta (naturalista e estruturada) e a entrevista semiestruturada, tendo como complemento a pesquisa documental. O estudo decorreu entre janeiro e maio de 2024, numa escola de 1º ciclo, na qual existe um centro de apoio à aprendizagem (CAA). Os participantes são duas professoras de educação especial, duas professoras de ensino básico e quatro alunos com MD apoiados pelo centro de apoio à aprendizagem (CAA) e, de forma indireta, os alunos das turmas em que estes últimos se integram. Os resultados das entrevistas mostram que os professores concordam com a inclusão dos alunos do CAA no ensino regular (ER) e referem que as atividades de EA são promotoras do desenvolvimento global dos alunos com MD. Os docentes afirmam também, que o papel do professor é ser um facilitador das aprendizagens e envolvimento. A análise de dados permitiu-nos ainda concluir que a inclusão dos alunos com MD e a sua participação nas atividades de expressão artísticas trazem benefícios a estes alunos. As expressões artísticas proporcionam interações sociais, envolvimento, comunicação e facilitam várias oportunidades de desenvolvimento cognitivo e criativo. As vantagens das EA incidem na forma como estas promovem o desenvolvimento global, são uma experiência, uma forma de expressão, promotoras de relações e entreajuda, além de promoverem a igualdade e a criatividade. Em suma, as EA promovem a participação e facilitam a inclusão. | por |
dc.identifier.citation | Lopes, C. M. A. (2024). O lugar das artes plásticas no contexto de um jardim de infância Waldorf (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/21340 | |
dc.identifier.tid | 203800710 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/21340 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Inclusão | |
dc.subject | Multideficiência | |
dc.subject | Expressões artísticas e participação | |
dc.subject | Inclusion | |
dc.subject | Multiple disabilities | |
dc.subject | Artistic expressions and participation | |
dc.title | As expressões artísticas enquanto veículo de inclusão de alunos com multideficiência no 1º ciclo do ensino básico | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43 | |
thesis.degree.name | Educação Especial |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Carmen Dissertação-estudo de caso- Final 21-11-2024.pdf
- Size:
- 4.59 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 4.03 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: