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O poder da embalagem na prateleira: o caso dos cereais de pequeno-almoço

dc.contributor.advisorSilvestre, Cláudia Marisa Vasconcelospt_PT
dc.contributor.advisorRosário, João Carlos Vinagre Ferreira dopt_PT
dc.contributor.authorSimões, Adriana Pereira
dc.date.accessioned2021-08-12T13:44:17Z
dc.date.available2021-08-12T13:44:17Z
dc.date.issued2021-07-12
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.pt_PT
dc.description.abstractNos últimos anos, o consumidor tem influenciado a forma como as empresas comunicam e vendem os seus produtos. Com mercados cada vez mais exigentes, competitivos e dinâmicos, torna-se cada vez mais difícil atrair a atenção do consumidor, tendo este à sua disponibilidade uma diversidade de produtos com as mesmas funcionalidades. Neste sentido é crucial perceber quais os fatores preponderantes no momento de decisão de compra de um produto. Para a presente dissertação foi selecionada uma categoria alimentar – cereais de pequeno almoço – por ser um produto familiar e de consumo rotineiro, mas também por ser uma opção que sofreu, nos últimos anos, atualizações, seja ao nível da receita, da embalagem, da comunicação de produto, entre outros. No âmbito desta investigação, foi desenvolvido um inquérito por questionário online, focado nesta categoria alimentar. Com uma amostra de 335 inquiridos, foi possível contribuir com inputs sobre os motivos que incentivam o consumidor à compra de um produto em detrimento de outro. Os resultados do inquérito por questionário permitiram confirmar nove das treze hipóteses da investigação, sendo a experiência anterior, o sabor, a conveniência, a embalagem, o rótulo alimentar, o preço, a estratégia promocional, a comunicação, a embalagem sustentável e a pandemia são fatores considerados pelo consumidor no momento de decisão de compra de cereais de pequeno-almoço.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: In recent years, the consumer has influenced the way companies communicate and sell their products. With increasingly demanding, competitive and dynamic markets, it becomes more and more difficult to attract the consumer's attention, having available a diversity of products with the same functionalities. In this sense, it becomes increasingly important to understand which factors are preponderant at the moment of a product purchase decision. For this dissertation, a food category was selected - breakfast cereals - because it is a familiar product to all consumers of different age groups, but also because it is an option that has undergone, over the years, updates, either in terms of recipe, packaging, product communication, among others. In the scope of this research, an online questionnaire survey was developed, focused on this food category. With a sample of 335 respondents, it was possible to contribute with inputs about the reasons that encourage consumers to buy one product over another. The results of the questionnaire survey confirmed nine of the thirteen research hypotheses. Experience, taste, convenience, packaging, food label, price, promotional strategy, communication, sustainable packaging, and pandemic are factors considered by consumers when deciding to purchase breakfast cereals.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSimões, A.P. (2021). O poder da embalagem na prateleira: O caso dos cereais de pequeno-almoço. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/13637pt_PT
dc.identifier.tid202755924pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13637
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectCereais de pequeno-almoçopt_PT
dc.subjectDecisão de comprapt_PT
dc.subjectConsumidorpt_PT
dc.subjectProdutopt_PT
dc.subjectExperiência anteriorpt_PT
dc.subjectSaborpt_PT
dc.subjectConveniênciapt_PT
dc.subjectEmbalagem sustentávelpt_PT
dc.subjectEmbalagempt_PT
dc.subjectRótulo alimentarpt_PT
dc.subjectPreçopt_PT
dc.subjectEstratégia promocionalpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectPandemiapt_PT
dc.subjectBreakfast cerealsen
dc.subjectPurchase decisionen
dc.subjectConsumeren
dc.subjectProducten
dc.subjectExperienceen
dc.subjectTasteen
dc.subjectConvenienceen
dc.subjectSustainable packaging,en
dc.subjectPackagingen
dc.subjectFood labelen
dc.subjectPriceen
dc.subjectPromotional strategyen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectPandemicen
dc.titleO poder da embalagem na prateleira: o caso dos cereais de pequeno-almoçopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleO poder da embalagem na prateleira: o caso dos cereais de pequeno-almoçopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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