Repository logo
 
Publication

Já sou crescido... e agora? O papel do educador na promoção da autonomia das crianças no jardim de infância

dc.contributor.advisorFriães, Ritapt_PT
dc.contributor.authorCosta, Madalena Ouro
dc.date.accessioned2018-02-01T09:20:51Z
dc.date.available2018-02-01T09:20:51Z
dc.date.issued2017-04-07
dc.descriptionRelatório de Prática profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório apresenta uma análise crítica e reflexiva sobre a minha prática em jardim-de-infância com um grupo de crianças com três anos. Este documento é intitulado pela investigação-ação realizada na prática, “Já sou crescido… e agora? - O papel do educador na promoção da autonomia das crianças no Jardim-de-Infância”. Baseada numa abordagem qualitativa, implementada durante quatro meses de estágio, com um grupo de vinte e uma crianças, esta investigação-ação surge da consciencialização da necessidade de apoiar a criança na conquista de autonomia à entrada para o jardim-de-infância, altura em que apela à realização de um conjunto de atividades e tarefas sem a plena orientação do adulto. Para a concretização da mesma, comecei por realizar observações naturalistas em diversos momentos da rotina na sala de atividades, o que me levou a apreender algumas das dificuldades sentidas pelas crianças. De forma a apoiar estas necessidades, implementei três estratégias junto das crianças, que possibilitaram o desenvolvimento da sua autonomia. Através da realização de um conjunto de observações sistemáticas, registei os dados obtidos pelas crianças na realização de cada estratégia. Ao registar se a criança conseguia concretizá-la de forma autónoma, ou se necessitava da ajuda do adulto, recolhi dados para uma análise posterior. Após a concretização da análise dos dados obtidos, é percetível uma tendência para a melhoria da autonomia do grupo, que se encontra ainda em desenvolvimento. Os resultados obtidos apontam-nos para uma evolução o que me faz reconhecer a importância do educador como promotor de autonomia, numa fase de desenvolvimento da criança, onde é necessário que esta aprenda fazendopt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report presents a critical and reflective analysis of my practice in kindergarten with a group of three-year-olds. This document is titled by action research conducted in practice, "I am grown kid ... now what? - The role of the educator in promoting the autonomy of children in kindergarten ". Based on a qualitative approach, implemented during a four-month internship with a group of twenty-one children, this action research arises from the awareness of the need to support the child in the achievement of autonomy at the ingress to the kindergarten, which calls for the realization of a set of activities and tasks without the full guidance of the adult. In order to achieve this goal, I began to make naturalistic observations in various moments of the routine in the activity room, which led me to apprehend some of the difficulties felt by the children. In order to support these needs, I implemented three strategies with the children, which enabled the development of their autonomy. Through the collection of systematic observations, I recorded the data obtained by the children in the execution of each strategy. By recording whether the child was able to perform it autonomously, or needed adult help, I collected data for further analysis. After analysing the obtained data, there is a tendency to improve the autonomy of the group, which is still under development. The results obtained point us to an evolution which makes me recognize the importance of the educator as a promoter of autonomy, in a phase of development of the child, where it is necessary that this one learns by doing.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201827824
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8005
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.subjectObservaçãopt_PT
dc.subjectPapel do educadorpt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectChildrenen
dc.subjectStrategyen
dc.subjectObservationen
dc.subjectEducator roleen
dc.subjectFamilyen
dc.subjectKindergartenen
dc.titleJá sou crescido... e agora? O papel do educador na promoção da autonomia das crianças no jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Madalena Ouro Costa 2015151 - Relatório.pdf
Size:
1.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: