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Authors
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Abstract(s)
Este é um estudo que incide na componente de supervisão debruçada sobre o Programa de Formação Contínua em Português (PNEP) dirigido a docentes do 1º ciclo do ensino básico.
Teve como objectivo conhecer e compreender as percepções dos docentes formandos relativamente ao impacto do PNEP na mudança das práticas pedagógicas. Pretendeu estudar a percepção dos formandos sobre o modelo de supervisão e o papel do supervisor, no decorrer da acção de formação. Adoptou-se a metodologia de abordagem qualitativa na investigação através de análise documental e realização de entrevistas semi directivas para complementar a recolha de dados.
Dos resultados obtidos e pelo impacto que os conhecimentos proporcionados pela formação assentes em metodologias e estratégias inovadoras, pode-se afirmar que ocorreram mudanças face às práticas. Esta formação contribuiu para o desenvolvimento profissional dos formandos, colocando-os perante uma experiencia de supervisão e com a figura do supervisor, inicialmente conotado com inspector. Salienta-se ainda o trabalho colaborativo do qual emergiu uma comunidade de aprendizagem e uma cultura de partilha e construção conjunta de conhecimento.
Description
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação
- Especialidade Supervisão em Educação
Keywords
Supervisão Formação contínua Comunidade de aprendizagem