Repository logo
 
Publication

Conceções de alunos do 5.º ano do ensino básico sobre o que é “ser muçulmano”

dc.contributor.advisorFerreira, Nunopt_PT
dc.contributor.authorAntunes, Raquel Morais Barata dos Santos
dc.date.accessioned2016-09-27T14:11:52Z
dc.date.available2016-09-27T14:11:52Z
dc.date.issued2016-07-07
dc.descriptionRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractA escola, ao longo das últimas décadas, tem vindo a receber um vasto leque de alunos com diferentes culturas e religiões. Esta realidade promoveu a adaptação das escolas ao conceito de interculturalidade tomando-o como parte fundamental para a integração dos alunos de outras culturas nas vivências e experiências educativas da escola portuguesa. Sendo a escola um local multicultural, é também parte integrante da sociedade, pelo que os alunos são influenciados pelos meios de comunicação que, à data da realização deste estudo, replicavam os atentados terroristas decorridos em Paris, no mês de novembro de 2015. Partindo de questões colocadas pelos alunos, na sala de aula, relacionadas com esses acontecimentos, despontou em nós o interesse em conhecer as conceções dos alunos do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o que é “ser muçulmano”. Relacionando a atualidade dos atentados com o conteúdo a ser apresentado na aula de História e Geografia de Portugal e a presença de um edifício religioso e de uma comunidade islâmica junto à escola surgiu, assim, a temática desenvolvida neste estudo. Este decorreu ao longo de quatro semanas e segue uma abordagem qualitativa, de cariz interpretativo, baseado na realização e análise de questionários antes e depois da experiência de ensino do conteúdo Presença dos Muçulmanos na Península Ibérica. A análise dos dados permitiu perceber que o conhecimento das conceções dos alunos sobre o que é “ser muçulmano” é fundamental para uma abordagem mais significativa do passado tendo em consideração a sua importância para um melhor conhecimento da atualidade. Através do estudo apresentado foi possível entender que o professor deve conhecer os seus alunos e ensiná-los corretamente, tendo por base o conhecimento do passado histórico para compreender a atualidade em que estes se encontram, procurando fazer com que os alunos sejam cidadãos do Mundo ativos, conscientes e competentes.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT In the last few decades, schools have received an immense variety of students from different cultural backgrounds and religions. As a result, schools have incorporated multiculturalism to their core. This has become a key element when it comes to integrating newcomers in the Portuguese education system. Today, schools are marked by multiculturalism, which in reality reflects our society at large. At the time of this study, the media, which clearly influences students’ opinions, were broadcasting news about the terrorist attacks in Paris, in November 2015. Motivated by questions raised by students in class regarding the subject, we felt challenged to research the perception of our 5th grade students in elementary school (CEB) about what it means “to be a Muslim”. Three main factors led us to this research: what students heard on the news about the terrorist attacks, the content they were studying at the time in the History and Geography of Portugal course and the religious building and Islamic community close to the school. This was a four weeks research project based on a qualitative and interpretative approach. Our findings are supported by surveys. These were completed in two stages: before and after teaching students about the Islamic Presence in the Iberian Peninsula. Analyzing the findings gave us a more holistic understanding of students’ perceptions about what it means to be a Muslim. Studying history, and specifically our Iberian history, is fundamental for a better understanding of what is happening today. This research project led us to conclude that the teacher should know his students and teach them propersly, having as foundation a vast knowledge of history so that he can better understand the present day. This will open the doors for students to become active, mindful and competent citizens of the world.en
dc.identifier.tid201390272pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6464
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectMuçulmanopt_PT
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.subjectAprendizagens significativaspt_PT
dc.subjectHistória e Geografia de Portugalpt_PT
dc.subject2.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectMuslimen
dc.subjectMulticulturalismen
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectHistory and geography of Portugalen
dc.subjectElementary schoolen
dc.titleConceções de alunos do 5.º ano do ensino básico sobre o que é “ser muçulmano”pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2014476Raquel Morais Barata dos Santos Antunes_tm.pdf
Size:
1.68 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: