Repository logo
 
Publication

"Nesta sala, somos todas Kelly”: as atividades expressivas e a superação de dificuldades de comunicação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorDias, Joana
dc.contributor.authorCardoso, Alessandra Franciele Alves da Cruz
dc.date.accessioned2025-10-09T10:51:24Z
dc.date.available2025-10-09T10:51:24Z
dc.date.issued2025-09-11
dc.date.submitted2025-07-01
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), que decorreu em contexto de Jardim de Infância (JI) situado na cidade de Lisboa. Neste relatório são apresentados de forma crítica e reflexiva a prática e a investigação desenvolvida com um grupo de vinte e uma crianças com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos de idade. Ao longo desta intervenção, surgiu a seguinte problemática de investigação: dificuldades de expressão e comunicação, a que dei o título: “Nesta sala, somos todas Kelly” – As atividades expressivas e a superação de dificuldades de comunicação. Assim, relata-se o processo de adaptação de uma criança cuja língua materna não é o português, que revelou dificuldades ao nível da interação com os pares e com os adultos, emergindo uma preocupação ética e pedagógica centrada na promoção da igualdade de oportunidades e na criação de condições que favorecessem a participação e a inclusão da mesma. A investigação realizada foi de natureza qualitativa e seguiu a metodologia de estudo de caso. A recolha de dados passou pelo recurso a diferentes técnicas e instrumentos, tal como a observação direta participante, a análise documental, as notas de campo, as reflexões semanais e a entrevista estruturada à educadora cooperante de modo a conseguir cruzar diversas fontes de informação e obter resultados significativos. Através da análise dos dados e posterior triangulação dos mesmos e ainda da revisão da literatura, foi possível compreender que as crianças cuja língua materna não é o português, enfrentam diversas dificuldades de adaptação num ambiente em que se fala outra língua que não a sua. Essas dificuldades podem fazer com que a criança se desenvolva mais lentamente do que as outras, causando-lhe insegurança e frustração. Por este motivo, é de extrema importância que o adulto conheça essas dificuldades, de modo a compreender o impacto que têm no desenvolvimento da criança e, possa encontrar estratégias úteis para a inclusão da mesma.por
dc.description.abstractThis report was produced as part of Supervised Professional Practice II (PPS II), which took place in a kindergarten (JI) located in the city of Lisbon. This report presents a critical and reflective analysis of the practice and research carried out with a group of twenty-one children aged between 3 and 5 years old. Throughout this intervention, the following research problem arose: difficulties in expression and communication, which I titled: ‘In this room, we are all Kelly’ - Expressive activities and overcoming communication difficulties. Thus, it reports on the adaptation process of a child whose mother tongue is not Portuguese, who revealed difficulties in interacting with peers and adults, raising an ethical and pedagogical concern focused on promoting equal opportunities and creating conditions that favour the child's participation and inclusion. The research was qualitative in nature and followed the case study methodology. Data collection involved the use of different techniques and instruments, such as direct participant observation, document analysis, field notes, weekly reflections and a structured interview with the cooperating educator in order to cross-reference various sources of information and obtain meaningful results. Through data analysis and subsequent triangulation, as well as a review of the literature, it was possible to understand that children whose mother tongue is not Portuguese face various difficulties in adapting to an environment where a language other than their own is spoken. These difficulties can cause the child to develop more slowly than others, causing insecurity and frustration. For this reason, it is extremely important that adults are aware of these difficulties in order to understand the impact they have on the child's development and to find useful strategies for their inclusion.eng
dc.identifier.citationCardoso, A. F. A. (2025). "Nesta sala, somos todas Kelly”: as atividades expressivas e a superação de dificuldades de comunicação [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/215633
dc.identifier.tid204006864
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/22160
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectInclusão
dc.subjectPortuguês língua não materna
dc.subjectPapel do adulto
dc.subjectJardim de Infância
dc.subjectInclusion
dc.subjectRole of adults
dc.subjectKindergarten
dc.title"Nesta sala, somos todas Kelly”: as atividades expressivas e a superação de dificuldades de comunicação
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestre em Educação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatorioAlessandraCardoso_vf.pdf
Size:
2.85 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: