Repository logo
 
Publication

Não abra este relatório!: a influência das histórias na aprendizagem das crianças

dc.contributor.advisorSimões, Anapt_PT
dc.contributor.authorMartins, Inês Isabel Dinis
dc.date.accessioned2022-03-18T09:53:04Z
dc.date.available2022-03-18T09:53:04Z
dc.date.issued2021-07-16
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO relatório de estágio aqui apresentado foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar no seguimento da prática profissional supervisionada em contexto de Jardim de Infância, com um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Este é um trabalho ilustrativo e uma reflexão crítica acerca da intervenção desenvolvida nos seis meses de prática. É apresentada uma caracterização do contexto educativo, os seus objetivos e uma reflexão analítica da intervenção bem como os moldes da avaliação do processo interventivo. É também exposta a investigação realizada durante a intervenção suportada pelo conhecimento existente acerca da influência das histórias na aprendizagem das crianças. Tem como objetivo principal avaliar a importância da educação literária no desenvolvimento do léxico das crianças. Neste sentido, foi feita uma avaliação às crianças, implementado um momento específico de leitura e dada voz às famílias, à educadora cooperante e a uma professora bibliotecária. Por último, é ainda reservado um capítulo para a questão da construção da profissionalidade e a progressiva construção de conhecimento e aprendizagens no contexto prático (experiência) no que respeita à intervenção pedagógica. No que concerne à metodologia, esta assume uma natureza qualitativa, tendo-se optado pela investigação-ação e utilizadas variadas técnicas de recolha de dados. A análise e discussão dos dados evidenciaram que existe uma relação entre a Educação Literária e o Léxico e a influência que as histórias têm no desenvolvimento das crianças. Os resultados desta investigação contribuem, assim, para a discussão sobre os conhecimentos e as capacidades metalinguísticas adquiridas antes da entrada formal no Ensino Básico (Mendes, 2015) que estão fortemente relacionadas com a futura aprendizagem da leitura.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The report here presented was elaborated within the scope of the master’s degree in Pre-School Education following the supervised professional practice in the context of kindergarten, with a group of 20 children aged between three and six years old. This is an illustrative paper and a critical reflection on the development of the intervention over six months of practice. It is presented a characterization of the educational context, its objectives, and an analytical reflection of the intervention as well as the molds in which the evaluation of the process was made. It is also exposed in this report the investigation made supported by the previously established knowledge about the influence of stories in children’s learning. Arrogating as the primary objective the evaluation of the importance of literary education in the development of the children’s lexis. An evaluation was made of the children’s knowledge, implemented a specific moment for reading and given voice to the families, the educator in charge and a librarian teacher. Lastly it was also reserved a chapter for the construction of teaching professionalism and the progressive construction of knowledge and the constant learning in the practical context (experience) regarding my pedagogical intervention. Methodologically this investigation assumes a qualitative nature, having opted for an investigation-action and using several data collection techniques. The analysis and discussion of data showed that there is a relation between the Literary Education and the Lexis and the influence that children’s stories have on their development. The results of this investigation, therefore, contribute to the discussion on the knowledge and metalinguistic capabilities acquired before formally entering Basic Education (Mendes, 2015) which are strongly related with the future learning of the reading domain.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationMartins, I. I. D. (2021). Não abra este relatório!: a influência das histórias na aprendizagem das crianças (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14496pt_PT
dc.identifier.tid202935639
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14496
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática profissional supervisionadapt_PT
dc.subjectEducação Literáriapt_PT
dc.subjectLéxicopt_PT
dc.subjectHistórias infantispt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectSupervised professional practicept_PT
dc.subjectLiterary educationpt_PT
dc.subjectLexiconpt_PT
dc.subjectChildren’s storiespt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.titleNão abra este relatório!: a influência das histórias na aprendizagem das criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ines_Martins_Relatorio_PPS_II.pdf
Size:
2.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format