Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A importância do aquecimento diário na aprendizagem do clarinete: estratégias pedagógicas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio - Adriana Sousa.pdf6.61 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I (Prática Pedagógica) - A primeira parte do presente Relatório de Estágio foca-se no Estágio de Ensino Especializado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa, realizado ao longo do ano letivo 2022 / 2023 no Conservatório Artallis em Loures. Para este estágio foram selecionadas três alunas de diferentes níveis: 1º, 2º e 5ºgrau. Para cada uma delas foi proposto a elaboração de 30 planos de aula, perfazendo um total de 90 aulas. Nesta primeira parte constam as caracterizações da instituição de ensino e das alunas selecionadas, assim como a descrição da prática pedagógica implementada em cada um dos períodos letivos. Seguidamente, é apresentada uma breve análise crítica da atividade docente com o intuito de refletir sobre a eficácia das estratégias e exercícios aplicados às alunas, analisando a sua evolução, a conquista dos objetivos estipulados e ainda as facilidades e dificuldades sentidas ao longo do ano letivo, no que toca à prática pedagógica. Após a conclusão deste ano letivo, considera-se que foi possível testemunhar nas alunas um progresso significativo, tanto musical como pessoalmente, além de enriquecer e melhorar a sua própria experiência enquanto docente. As críticas dos pais e professores envolvidos foram positivas, tendo estes destacado o impacto motivacional que a mestranda exerceu sobre as alunas.
Resumo II (Investigação) - Em paralelo ao estágio foi realizada uma investigação sobre o tema A importância do aquecimento diário na aprendizagem do Clarinete: Estratégias pedagógicas. Esta pesquisa envolveu uma extensa revisão bibliográfica, explorando os diversos métodos de conceituados compositores e pedagogos, com variados exercícios destinados a aprimorar os aspetos técnicos do aquecimento. Após esta análise bibliográfica, o objetivo foi elaborar e estabelecer um plano de aquecimento para cada aluna. Para o efeito, cada aluna foi abordada individualmente, tendo em consideração não só o grau escolar que frequenta, mas também os aspetos técnicos específicos a melhorar. O plano de aquecimento focou-se em quatro componentes: notas longas, para trabalhar o som e resistência; flexibilidade, para aprimorar o legato e a afinação; exercícios de técnica com diversas articulações e, por último, exercícios para desenvolver e melhorar o staccato. Seguidamente, foi descrita a metodologia de investigação adotada, que neste caso foi a abordagem qualitativa por meio da observação direta. Por fim, foi realizada uma análise e recolha dos resultados, com o objetivo de confirmar a relevância da questão de investigação, relacionando os resultados obtidos com a literatura estudada e a experiência adquirida durante a prática docente. Esta investigação culmina com a apresentação de uma compilação de exercícios e estratégias, juntamente com a elaboração de um Plano Individual de Aquecimento. Este método personalizado, que visa resolver os desafios técnicos enfrentados pelos alunos, mostrou-se eficaz na sua motivação, especialmente no que toca ao aperfeiçoamento destes aspetos e à compreensão da importância do seu estudo contínuo na aprendizagem musical. Adicionalmente, esta metodologia revelou-se aplicável nas aulas individuais, estimulando a motivação dos alunos no processo da aprendizagem instrumental.
Abstract I (Pedogical Practice) - The first part of this internship report focuses on the Specialized Teaching Internship within the Master's in Music Education program at Escola Superior de Música de Lisboa, carried out throughout the academic year of 2022 / 2023 at Conservatório Artallis in Loures. For this internship, three students at different levels were selected: 1º, 2º, and 5ºgrade. For each student, it was asked to plan for 30 clarinet lessons, totaling 90 lessons. This first part includes a description of the educational institution and the selected students, as well as a description of the pedagogical practices implemented during each academic period. Subsequently, a brief critical analysis of the teaching activity is presented, aiming to reflect on the effectiveness of the strategies and exercises applied to the students. The analysis includes an examination of several parameters, including each student's progress, the achievement of the established objectives and the challenges and proficiencies experienced throughout the academic year in terms of pedagogical practice. Upon conclusion of the academic year, a meaningful measure of both personal and musical progress was noticeable in the students, but the master’s student’s own experience as a teacher was significantly improved. The criticisms of the parents and teachers involved were positive, highlighting the motivational impact that the master's student had on the students.
Abstract II (Research) - Alongside the internship, an investigation was conducted on the topic The Importance of Daily Warm-up in Clarinet Learning: Pedagogical Strategies. This research involved an extensive literature review, exploring various methods by renowned composers and pedagogues, with a variety of exercises aimed at enhancing the technical aspects of warm up. Following this literature review, the goal was to develop and establish a warm-up plan for each student. To that effect, they were approached individually, taking into consideration not only their grade level but also specific technical aspects to improve. The warm-up plan focused on four components: long tones, to work on tone production and endurance; flexibility exercises, to improve legato and intonation; technique exercises with various articulations and, lastly, exercises to develop and improve staccato. The research methodology adopted in this case was then described as qualitative through direct observation. Finally, an analysis and collection of results was conducted to confirm the relevance of the research question, relating the obtained results to the literature studied and the experience gained during teaching practice. This investigation culminates with the presentation of a compilation of exercises and strategies, along with the development of an individual warm-up plan. This personalized method, aiming to address the technical challenges faced by the students, proved effective in motivating students to improve these aspects and understand the importance of their continuous practice in musical learning. Additionally, this methodology was applicable in individual lessons, stimulating student motivation in the instrumental learning process

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Clarinete Pedagogia Aquecimento Estratégias Clarinet Pedagogy Warm-up Strategies

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License