Repository logo
 
Publication

Liderança em agências de relações públicas: contributos para o desenvolvimento de um líder

dc.contributor.advisorMiranda, Sandra Marisa Lopespt_PT
dc.contributor.authorBaú, Daiane
dc.date.accessioned2023-02-13T15:28:29Z
dc.date.available2023-02-13T15:28:29Z
dc.date.issued2022-12-13
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.pt_PT
dc.description.abstractNunca antes as relações públicas ocuparam um lugar tão preponderante no contexto organizacional como na atualidade. À medida que cresce o corpo de conhecimento no campo, aumentam também os debates e as pesquisas em torno dos estilos e competências de liderança considerados eficazes. Neste cenário, a partir das vivências de profissionais da área, buscou-se analisar quais são as condições e competências necessárias para que se possa exercer com sucesso a liderança em agências de relações públicas. A presente investigação incide sobre os processos da liderança nas agências brasileiras de relações públicas e recorre à metodologia mista conduzida em duas etapas, o que resulta na maximização dos pontos fortes e na compensação das fraquezas de cada abordagem. Realizou se primeiramente a recolha e análise de dados qualitativos obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com três profissionais brasileiros que ocupam posição de liderança em agências de relações públicas. Paralelamente, procedeu-se a recolha e análise estatística de dados quantitativos obtidos através de um inquérito por questionário que foi respondido por 152 profissionais brasileiros que trabalham nas vinte maiores agências do país. Os resultados apontam que os líderes no campo das relações públicas usam diferentes estilos de liderança dependendo das demandas de cada situação, com maior tendência para comportamentos transformacionais e autênticos, caracterizados pelo interesse genuíno no bem-estar dos funcionários e na promoção de uma atmosfera de confiança que promove a criação de um vínculo entre líderes e liderados. Espera-se que as descobertas e reflexões alcançadas com a presente investigação possam contribuir para o aperfeiçoamento do campo e aprimoramento da compreensão da liderança de relações públicas no contexto brasileiro.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Public relations have never before occupied such a preponderant place in the organizational context as today. As the body of knowledge in the field grows, so does the debate and research around the style and skills of leadership considered effective. In this scenario, based on the experiences of professionals in the area, we sought to analyze what are the necessary conditions and skills to successfully exercise leadership in public relations agencies. The present investigation focuses on the leadership processes in Brazilian public relations agencies and uses a mixed methodology conducted in two stages, which results in the maximization of the strengths and the compensation of the weaknesses of each approach. It took place first, the collection and analysis of qualitative data obtained from semi-structured interviews with three Brazilian professionals that occupy leadership position in public relations agencies. At the same time, it was carried out the collection and statistical analysis of quantitative data obtained through a questionnaire survey, which was answered by 152 Brazilian professionals who work in the twenty largest agencies in the country. The results show that leaders in the field of public relations use different leadership styles depending on the demands of each situation, with greater tendency towards transformational and authentic behaviors, characterized by the genuine interest in the well-being of employees and in promoting an atmosphere of trust, that promotes the creation of a bond between leaders and followers. It is hoped that the findings and reflections achieved with the present investigation can contribute to the improvement of the field and the enhancement of the understanding of public relations leadership in the Brazilian context.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationBaú, D. (2022). Liderança em agências de Relações Públicas: Contributos para o desenvolvimento de um líder. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/15557pt_PT
dc.identifier.tid203188560pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15557
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.subjectRelações públicaspt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectAgências de relações públicaspt_PT
dc.subjectCompetências de liderançapt_PT
dc.subjectComunicação organizacionalpt_PT
dc.subjectPublic relationsen
dc.subjectLeadershipen
dc.subjectPublic relations agencyen
dc.subjectLeadership skillsen
dc.subjectOrganizational communicationen
dc.titleLiderança em agências de relações públicas: contributos para o desenvolvimento de um líderpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleLiderança em agências de Relações Públicas: contributos para o desenvolvimento de um líderpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
12844_Daiane Baú_Dissertação de Mestrado VERSÃO FINAL.pdf
Size:
1.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: