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Authors
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Abstract(s)
Este artigo apresenta parte de um estudo, em desenvolvimento, que visa compreender a
natureza do trabalho de projeto, os pressupostos que lhe subjazem e analisar as
capacidades matemáticas e as competências democráticas que são desenvolvidas ao
trabalhar de uma forma integrada. No âmbito de uma abordagem qualitativa, o campo
empírico do estudo incidiu num projeto desenvolvido por um grupo de quatro alunas do
3.º ano do Ensino Básico, que problematizou qual o tarifário mais económico, face às
novas ofertas no mercado do fornecimento da energia elétrica. Os resultados
apresentados sugerem o desenvolvimento, nas alunas, do sentido de número, ao
envolverem-se em problemas autênticos da sua vida real, e de uma competência crítica
na compreensão do uso social da matemática.
Description
Keywords
Trabalho de projeto Democracia Cidadania Sentido de número
Citation
Conceição, J., & Rodrigues, M. (2012). O trabalho de projeto em Matemática no 1.º Ciclo: Um caminho para a construção da cidadania. In H. Pinto, H. Jacinto, A. Henriques, A. Silvestre e C. Nunes (Orgs.), Atas do XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 47-58). Lisboa: Associação de Professores de Matemática