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Processos de tomada de decisão política e comunicação mediática em Portugal: estudos de caso

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É proposta, neste trabalho, uma análise do papel desempenhado pela comunicação mediática no processo de tomada de decisão em políticas públicas, ao longo das suas várias fases. Esta análise apoia-se em contributos originários da ciência política e da comunicação, que permitem o enquadramento teórico e a modelização do objeto de estudo, de forma a permitir uma leitura integrada do processo. Recorre-se, por um lado, à noção de que o processo de tomada de decisão em políticas públicas se encontra sujeito a várias fases, desde a recolha inicial de informação sobre o problema até à avaliação final da decisão tomada e ao encerramento do ciclo. É também mobilizada, para esta análise, uma visão através da qual o sistema político se encontra sujeito a exigências, por parte do seu envolvimento intra-societal. O sistema procura de forma dinâmica o equilíbrio, através de decisões que conduzam a um feedback negativo, reduzindo as exigências submetidas ao sistema na fase seguinte do processo (Easton, 1965). A síntese destas perspectivas estabelece uma grelha de leitura, utilizada neste trabalho para a análise de estudos de caso portugueses. Procura-se, nesta análise, problematizar o papel desempenhado pela informação veiculada através dos meios de comunicação social no processo de tomada de decisões políticas, nas suas várias fases. Os estudos de caso incluem a decisão sobre o aumento das portagens na Ponte 25 de Abril, tomada pelo governo PSD, liderado por Cavaco Silva, em Junho de 1994 (e o buzinão que ocorre, na sua sequência), no âmbito do processo de construção da Ponte Vasco da Gama, e o anúncio da decisão de localização do Novo Aeroporto de Lisboa em Alcochete, pelo governo PS, liderado por José Sócrates, em Janeiro de 2008.

Description

Keywords

Media Comunicação política Políticas públicas Tomada de decisão Portugal

Citation

Montargil, F., Souto, J., & Nunes, D. (2014, abr, 14-16). Processos de tomada de decisão política e comunicação mediática em Portugal: estudos de caso. Comunicação apresentada no VII Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

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Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política - APCP