Repository logo
 
Publication

Mapeando o currículo: cruzando competências e áreas de conteúdo

dc.contributor.authorValente, Bianor
dc.contributor.authorFerreira, Nuno Martins
dc.contributor.authorMendes, Luís
dc.contributor.authorMelo, Nuno
dc.contributor.authorBrunheira, Lina
dc.contributor.authorAlmeida, Pedro
dc.contributor.authorPereira, Susana
dc.contributor.authorEstrela, Antónia
dc.contributor.authorMarques, Ana Silva
dc.contributor.authorPereira, Teresa
dc.contributor.authorVieira, Natália
dc.contributor.authorLuz, Carlos
dc.contributor.authorRelvas, Mário
dc.date.accessioned2024-07-24T15:20:35Z
dc.date.available2024-07-24T15:20:35Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractA abordagem baseada em competências é uma das tendências fortes nos A abordagem baseada em competências é uma das tendências fortes nos currículos atuais. Em Portugal, as Aprendizagens Essenciais (AE) definem explicitamente os conhecimentos, capacidades e atitudes a serem alcançados em cada ano ou ciclo de escolaridade em cada componente curricular. Esta perspetiva tem sido adotada como uma forma de promover uma educação mais abrangente e centrada no desenvolvimento integral dos alunos dentro do sistema educacional português. Nesta abordagem curricular, o papel dos conteúdos precisa de ser mais clarificado, uma vez que persiste a falsa dicotomia “competência” em vez de “conteúdo”, mesmo nas representações dos docentes, o que condiciona a análise do currículo e, consequentemente, a sua implementação. Neste capítulo é apresentado o mapeamento do currículo veiculado pelas AE no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), procurando cruzar competências e áreas de conteúdo e identificando-se a presença ou ausência das 28 competências definidas no projeto Education 2030 (OCDE, 2020). Os resultados evidenciam que é possível identificar todas as competências desse projeto no currículo do 1.º CEB, no entanto, algumas são mais frequentes do que outras; que há competências que surgem em todas as áreas de conteúdo, enquanto outras apenas estão patentes em algumas; e que existem áreas de conteúdo cujas AE foram codificadas com uma grande diversidade de competências e áreas com menor diversidade de competências. Conclui-se, assim, que as AE evidenciam a interligação entre competências e áreas de conteúdos, reforçando a importância de uma abordagem completa e integradora no processo educativo. Neste capítulo, tal situação será abordada de forma aprofundada e sistematizada.s atuais. Em Portugal, as Aprendizagens Essenciais (AE) definem explicitamente os conhecimentos, capacidades e atitudes a serem alcançados em cada ano ou ciclo de escolaridade em cada componente curricular. Esta perspetiva tem sido adotada como uma forma de promover uma educação mais abrangente e centrada no desenvolvimento integral dos alunos dentro do sistema educacional português. Nesta abordagem curricular, o papel dos conteúdos precisa de ser mais clarificado, uma vez que persiste a falsa dicotomia “competência” em vez de “conteúdo”, mesmo nas representações dos docentes, o que condiciona a análise do currículo e, consequentemente, a sua implementação. Neste capítulo é apresentado o mapeamento do currículo veiculado pelas AE no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), procurando cruzar competências e áreas de conteúdo e identificando-se a presença ou ausência das 28 competências definidas no projeto Education 2030 (OCDE, 2020). Os resultados evidenciam que é possível identificar todas as competências desse projeto no currículo do 1.º CEB, no entanto, algumas são mais frequentes do que outras; que há competências que surgem em todas as áreas de conteúdo, enquanto outras apenas estão patentes em algumas; e que existem áreas de conteúdo cujas AE foram codificadas com uma grande diversidade de competências e áreas com menor diversidade de competências. Conclui-se, assim, que as AE evidenciam a interligação entre competências e áreas de conteúdos, reforçando a importância de uma abordagem completa e integradora no processo educativo. Neste capítulo, tal situação será abordada de forma aprofundada e sistematizada.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationValente, B., Martins Ferreira, N., Mendes, L., Melo, N., Brunheira, L., Almeida, P., Pereira, S., Estrela, A., Marques, A. S., Pereira, T., Pereira, T., Vieira, N., Luz, C., & Relvas, M. (2024). Mapeando o currículo: cruzando competências e áreas de conteúdo. In Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular (40-66) Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.176pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.176pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-23-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17590
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.titleMapeando o currículo: cruzando competências e áreas de conteúdopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage66pt_PT
oaire.citation.startPage40pt_PT
oaire.citation.titleAprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricularpt_PT
person.familyNameValente
person.familyNameAlexandre Martins Ferreira
person.familyNameMelo
person.familyNameBrunheira
person.familyNamePereira
person.familyNamePimentel Estrela
person.familyNameMatos Pereira
person.familyNameVieira
person.familyNameNunes da Luz
person.familyNameRelvas
person.givenNameBianor
person.givenNameNuno
person.givenNameNuno
person.givenNameLina
person.givenNameSusana
person.givenNameAntónia
person.givenNameTeresa
person.givenNameNatália
person.givenNameCarlos Miguel
person.givenNameMário
person.identifier.ciencia-idDA15-0105-CD3A
person.identifier.ciencia-id0F1C-9527-404E
person.identifier.ciencia-id491D-0CCC-2971
person.identifier.ciencia-id6711-F603-EFEB
person.identifier.ciencia-idF219-2C29-FD33
person.identifier.ciencia-id4A1C-9290-92E0
person.identifier.ciencia-id9B14-3485-0FC1
person.identifier.ciencia-id321B-6FD0-6AC1
person.identifier.orcid0000-0001-6541-8000
person.identifier.orcid0000-0001-7385-2376
person.identifier.orcid0000-0002-4783-1819
person.identifier.orcid0000-0002-5027-1867
person.identifier.orcid0000-0002-4278-8129
person.identifier.orcid0000-0002-5170-4468
person.identifier.orcid0000-0002-4028-4891
person.identifier.orcid0000-0001-9033-9240
person.identifier.orcid0000-0002-9126-5375
person.identifier.orcid0000-0003-3852-6238
person.identifier.scopus-author-id56971104800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704
relation.isAuthorOfPublication2a0f71df-74e3-4868-8962-17ef6035c9e8
relation.isAuthorOfPublication68a5d3e7-d482-440e-87fb-dfc4976957fd
relation.isAuthorOfPublication7d7e8458-8b3f-41c4-ae1c-250488a53fd1
relation.isAuthorOfPublication68cdd395-91d0-4c95-8637-d04bc5e4a4e9
relation.isAuthorOfPublicationb835277a-eb5c-408b-a6a4-ec60bf718e67
relation.isAuthorOfPublication245e619d-43f0-44fd-9bff-7288172fd4d0
relation.isAuthorOfPublicationa306e6e2-cc48-4f8d-b9ec-6839410ea06e
relation.isAuthorOfPublicationde8d56e4-1ea1-4921-b9cf-a5622f7645fc
relation.isAuthorOfPublicationed2d3311-3070-45fa-a08a-33aa002eef88
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery68a5d3e7-d482-440e-87fb-dfc4976957fd

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
40_Mapeando o currículoE-book_BV_VFINAL.pdf
Size:
1.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: