dc.contributor.author | Valente, Bianor | |
dc.contributor.author | Ferreira, Nuno Martins | |
dc.contributor.author | Mendes, Luís | |
dc.contributor.author | Melo, Nuno | |
dc.contributor.author | Brunheira, Lina | |
dc.contributor.author | Almeida, Pedro | |
dc.contributor.author | Pereira, Susana | |
dc.contributor.author | Estrela, Antónia | |
dc.contributor.author | Marques, Ana Silva | |
dc.contributor.author | Pereira, Teresa | |
dc.contributor.author | Vieira, Natália | |
dc.contributor.author | Luz, Carlos | |
dc.contributor.author | Relvas, Mário | |
dc.date.accessioned | 2024-07-24T15:20:35Z | |
dc.date.available | 2024-07-24T15:20:35Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | A abordagem baseada em competências é uma das tendências fortes nos A abordagem baseada em competências é uma das tendências fortes nos currículos atuais. Em Portugal, as Aprendizagens Essenciais (AE) definem explicitamente os conhecimentos, capacidades e atitudes a serem alcançados em cada ano ou ciclo de escolaridade em cada componente curricular. Esta perspetiva tem sido adotada como uma forma de promover uma educação mais abrangente e centrada no desenvolvimento integral dos alunos dentro do sistema educacional português. Nesta abordagem curricular, o papel dos conteúdos precisa de ser mais clarificado, uma vez que persiste a falsa dicotomia “competência” em vez de “conteúdo”, mesmo nas representações dos docentes, o que condiciona a análise do currículo e, consequentemente, a sua implementação. Neste capítulo é apresentado o mapeamento do currículo veiculado pelas AE no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), procurando cruzar competências e áreas de conteúdo e identificando-se a presença ou ausência das 28 competências definidas no projeto Education 2030 (OCDE, 2020). Os resultados evidenciam que é possível identificar todas as competências desse projeto no currículo do 1.º CEB, no entanto, algumas são mais frequentes do que outras; que há competências que surgem em todas as áreas de conteúdo, enquanto outras apenas estão patentes em algumas; e que existem áreas de conteúdo cujas AE foram codificadas com uma grande diversidade de competências e áreas com menor diversidade de competências. Conclui-se, assim, que as AE evidenciam a interligação entre competências e áreas de conteúdos, reforçando a importância de uma abordagem completa e integradora no processo educativo. Neste capítulo, tal situação será abordada de forma aprofundada e sistematizada.s atuais. Em Portugal, as Aprendizagens Essenciais (AE) definem explicitamente os conhecimentos, capacidades e atitudes a serem alcançados em cada ano ou ciclo de escolaridade em cada componente curricular. Esta perspetiva tem sido adotada como uma forma de promover uma educação mais abrangente e centrada no desenvolvimento integral dos alunos dentro do sistema educacional português. Nesta abordagem curricular, o papel dos conteúdos precisa de ser mais clarificado, uma vez que persiste a falsa dicotomia “competência” em vez de “conteúdo”, mesmo nas representações dos docentes, o que condiciona a análise do currículo e, consequentemente, a sua implementação. Neste capítulo é apresentado o mapeamento do currículo veiculado pelas AE no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), procurando cruzar competências e áreas de conteúdo e identificando-se a presença ou ausência das 28 competências definidas no projeto Education 2030 (OCDE, 2020). Os resultados evidenciam que é possível identificar todas as competências desse projeto no currículo do 1.º CEB, no entanto, algumas são mais frequentes do que outras; que há competências que surgem em todas as áreas de conteúdo, enquanto outras apenas estão patentes em algumas; e que existem áreas de conteúdo cujas AE foram codificadas com uma grande diversidade de competências e áreas com menor diversidade de competências. Conclui-se, assim, que as AE evidenciam a interligação entre competências e áreas de conteúdos, reforçando a importância de uma abordagem completa e integradora no processo educativo. Neste capítulo, tal situação será abordada de forma aprofundada e sistematizada. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Valente, B., Martins Ferreira, N., Mendes, L., Melo, N., Brunheira, L., Almeida, P., Pereira, S., Estrela, A., Marques, A. S., Pereira, T., Pereira, T., Vieira, N., Luz, C., & Relvas, M. (2024). Mapeando o currículo: cruzando competências e áreas de conteúdo. In Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular (40-66) Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.176 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.176 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-23-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/17590 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.title | Mapeando o currículo: cruzando competências e áreas de conteúdo | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 66 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 40 | pt_PT |
oaire.citation.title | Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular | pt_PT |
person.familyName | Valente | |
person.familyName | Alexandre Martins Ferreira | |
person.familyName | Melo | |
person.familyName | Brunheira | |
person.familyName | Pereira | |
person.familyName | Pimentel Estrela | |
person.familyName | Matos Pereira | |
person.familyName | Vieira | |
person.familyName | Nunes da Luz | |
person.familyName | Relvas | |
person.givenName | Bianor | |
person.givenName | Nuno | |
person.givenName | Nuno | |
person.givenName | Lina | |
person.givenName | Susana | |
person.givenName | Antónia | |
person.givenName | Teresa | |
person.givenName | Natália | |
person.givenName | Carlos Miguel | |
person.givenName | Mário | |
person.identifier.ciencia-id | DA15-0105-CD3A | |
person.identifier.ciencia-id | 0F1C-9527-404E | |
person.identifier.ciencia-id | 491D-0CCC-2971 | |
person.identifier.ciencia-id | 6711-F603-EFEB | |
person.identifier.ciencia-id | F219-2C29-FD33 | |
person.identifier.ciencia-id | 4A1C-9290-92E0 | |
person.identifier.ciencia-id | 9B14-3485-0FC1 | |
person.identifier.ciencia-id | 321B-6FD0-6AC1 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6541-8000 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7385-2376 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4783-1819 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5027-1867 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4278-8129 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5170-4468 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4028-4891 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9033-9240 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9126-5375 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3852-6238 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56971104800 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704 | |
relation.isAuthorOfPublication | 2a0f71df-74e3-4868-8962-17ef6035c9e8 | |
relation.isAuthorOfPublication | 68a5d3e7-d482-440e-87fb-dfc4976957fd | |
relation.isAuthorOfPublication | 7d7e8458-8b3f-41c4-ae1c-250488a53fd1 | |
relation.isAuthorOfPublication | 68cdd395-91d0-4c95-8637-d04bc5e4a4e9 | |
relation.isAuthorOfPublication | b835277a-eb5c-408b-a6a4-ec60bf718e67 | |
relation.isAuthorOfPublication | 245e619d-43f0-44fd-9bff-7288172fd4d0 | |
relation.isAuthorOfPublication | a306e6e2-cc48-4f8d-b9ec-6839410ea06e | |
relation.isAuthorOfPublication | de8d56e4-1ea1-4921-b9cf-a5622f7645fc | |
relation.isAuthorOfPublication | ed2d3311-3070-45fa-a08a-33aa002eef88 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 68a5d3e7-d482-440e-87fb-dfc4976957fd |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 40_Mapeando o currículoE-book_BV_VFINAL.pdf
- Size:
- 1.1 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: