Repository logo
 
Publication

Contributos para o desenvolvimento de um modelo de avaliação do capital intelectual em instituições de ensino superior

dc.contributor.advisorMartins, José Moleiropor
dc.contributor.advisorMartins, Hélder Fanhapor
dc.contributor.authorFerreira, Ana Cristina Letraspor
dc.date.accessioned2015-05-28T11:15:44Z
dc.date.available2015-05-28T11:15:44Z
dc.date.issued2014-09
dc.descriptionMestrado em Gestão e Empreendedorismopor
dc.description.abstractO presente trabalho tem como principal objectivo analisar o estado do capital intelectual numa instituição de ensino superior através da elaboração de indicadores que permitam avaliar o capital intelectual de um curso de mestrado dessa instituição. Para tal, numa primeira fase, realizou-se uma pesquisa em torno da abordagem à gestão do conhecimento, particularizando a análise nos temas que mais se relacionavam com o capital intelectual. Foram apresentadas as principais teorias de acordo com os autores que se dedicam a esta área do saber, primeiro em torno da noção de conhecimento, depois da teoria do conhecimento e por último da gestão do conhecimento e do capital intelectual. No subcapítulo respeitante ao capital intelectual, para além de apresentar a sua definição e contextualização, foi também dado destaque aos modelos de medição do mesmo. Baseando-nos na análise de alguns desses modelos, foram definidos indicadores com o objectivo de analisar o capital intelectual de uma instituição de ensino superior pública e mais concretamente um dos seus cursos de mestrado.por
dc.description.abstractThe current study has as main aim the analysis of intellectual capital in a higher education institution through the construction of indicators to assess this type of capital in a graduate master course of that institution. As such, in a first phase, a research was carried out approaching knowledge management, detailing the analysis of the topics closer to intellectual capital. The main theories and authors of this area were presented, first considering the notion of knowledge, knowledge theory, knowledge management and intellectual capital. In the chapter regarding intellectual capital, besides presenting a definition and context, the measurement models were underlined. Based on the analysis of some of those models, indicators were constructed with the objective of analyzing intellectual capital of a public higher education institution and in one of the graduate master courses.en
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4606
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectCapital intelectualpor
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpor
dc.subjectModelos de mensuração de capital intelectualpor
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectIntellectual capitalen
dc.subjectHigher education institutionsen
dc.subjectIC measurement modelsen
dc.titleContributos para o desenvolvimento de um modelo de avaliação do capital intelectual em instituições de ensino superiorpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertacao_v28Fevereiro2015_Final (5).pdf
Size:
886.81 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: