Repository logo
 
Publication

Débora, qual foi o livro que trouxeste hoje? A potencialidade dos livros na educação pré-escolar

dc.contributor.advisorSilva, Mary Katherinepor
dc.contributor.authorBento, Débora Elisabete Cruz
dc.date.accessioned2014-12-04T11:47:59Z
dc.date.available2014-12-04T11:47:59Z
dc.date.issued2014-07
dc.descriptionRelatório da UC Seminário de Apoio à Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente relatório surge no decorrer da minha prática profissional supervisionada nas duas valências da educação pré-escolar: creche e jardim-de-infância. Este debruça-se sobre a potencialidade dos livros na educação pré-escolar, tenta uma abordagem mais geral (não se focando apenas nos livros de estórias) sobre a versatilidade que estes materiais podem adotar numa sala de atividades. O livro pode ser o ponto de partida para uma atividade, o indutor de determinado tema ou questão lançado ao grupo de crianças, noutros casos pode ser ainda ele quem nos fornece as respostas a questões que surgiram previamente. Este material pode ser usado nas horas do conto pré-estabelecidas, pode ser utilizado em momentos de transição, pode (e deve) fazer parte das rotinas das crianças, desde que de forma versátil, garantindo que o momento de contacto com este material é motivador e estimulante para as crianças. O livro pode assumir vários propósitos, dependendo sempre da intencionalidade que o educador e o grupo têm. Neste sentido, cabe ao educador proporcionar às crianças o contato com diversos tipos de livros, adequando a escolha à faixa etária do grupo. Além disso, com o livro podemos abordar vários conteúdos e valores que queiramos trabalhar com um grupo de crianças. As áreas do conhecimento (segundo as OCEPE) mais facilmente trabalhadas com os livros são a formação pessoal e social e o conhecimento do mundo, no entanto, através do livro podemos lançar desafios bastante interessantes e contextualizados no domínio da linguagem oral e abordagem à escrita e da matemática.por
dc.description.abstractABSTRACT The present report arises in the course of my professional practice supervised in two valences of the pre-school education: day-care center and kindergarten. This focuses to an overview of the potentiality of books in pre-school education, it tries a more general approach (without focusing only in the histories books) about the versatility and efficiency that these types of materials can have in classroom. The book can be used as a starting point to an activity, an inductor for a certain theme or question originated by the group, on the other hand, it can also be the one to gives us answers to previous question. This material can be used in pre-established tale hours, transition moments, (should) be a part of the children’s routines as long as in a flexible way, ensuring that the moment of contact with the material is motivating and stimulating for children. The book can take many purposes so it depends on the goal of the educator and his classroom. With this in mind, the educator should be capable to give the classroom different types of books depending on the classroom age bracket. Furthermore, we may approach the book with various contents and values that we want to work with the classroom. The areas of knowledge (according to OCEPE) more easily worked with books are the personal and social education and knowledge of the world, however, we can launch through the book very interesting and contextualized in the field of oral language and approach to writing and math challengesen
dc.identifier.tid201363852pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4005
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectLivros infantispor
dc.subjectTipos de livrospor
dc.subjectGéneros literáriospor
dc.subjectPre-school educationen
dc.subjectChildlike literatureen
dc.subjectBooks’ genresen
dc.subjectBooks’ potentialitiesen
dc.titleDébora, qual foi o livro que trouxeste hoje? A potencialidade dos livros na educação pré-escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Débora, qual foi o livro que trouxeste hoje.pdf
Size:
951.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: