Publication
As potencialidades da imagem como recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentes
dc.contributor.author | Neves, Joana | |
dc.contributor.author | G Dias, Alfredo | |
dc.date.accessioned | 2021-08-21T08:58:36Z | |
dc.date.available | 2021-08-21T08:58:36Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | O presente estudo foi concretizado em dois contextos socioeducativos distintos, no ano letivo 2015/2016, em duas turmas do 5.º e 3.º anos de escolaridade. Sem perder de vista as características dos alunos de ambos os contextos, foi possível definir uma problemática comum que orientou o estudo, a qual se centra na utilização da imagem enquanto recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentes. O objetivo do estudo passou pela compreensão das potencialidades das imagens e pela forma como estas possibilitam a promoção de aprendizagens no âmbito da História e Geografia. A metodologia adotada aproxima-se do paradigma da metodologia da investigação-ação e o quadro teórico mobilizado corresponde aos conceitos e conceções que justificam a imagem enquanto recurso didático; que explicitam o que é esperado de um aluno histórica e geograficamente competente e que reconhecem o contributo das imagens para o desenvolvimento dessas competências. Quanto aos resultados obtidos, foi possível identificar três potencialidades na utilização da imagem em processos de ensino e aprendizagem da história e da geografia: (i) motivação dos alunos para as aprendizagens; (ii) desenvolvimento do pensamento crítico; e (iii) descoberta das intencionalidades expressas pelos signos linguísticos e icónicos. Após a análise destes resultados, concluiu-se que as potencialidades associadas à imagem enquanto recurso pedagógico podem dar um relevante contributo para a formação de alunos histórica e geograficamente competentes. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract The following report emerged in the scope of Supervised Teaching Practice II as part of the master’s degree in Primary School Teaching. In this report, it is presented a study performed in two distinct social and educative contexts, one from the third grade and one from the fifth grade, during the school year of 2015/2016. Considering the characteristics of the students from both contexts, it was possible to establish a common problem that respected the study, which focus in the use of images as a teaching resource for the development of students capable in history and geography. Then, the study intended to allow inferring the potentiality of the use of images and how these images promoted learnings regarding History and Geography. The used methodology is based on the paradigm of investigation- -action and the used theoretical framework corresponds to the ideas that support image as a teaching resource – the ideas that explain what is expected from a student capable historically and geographically and, finally, the ideas that explain how images contribute to the training of people capable in the areas of History and Geography. The obtained results show that the images have three main potential uses as teaching resources: (i) motivate the students for the learning subjects; (ii) cultivate critical thinking and (iii) enhance the discovery of the intentions expressed by linguistic and iconic signs. After analysing the results, it was concluded that the potentialities associated with image as a teaching resource contribute to the training of students capable historically and geographically. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Neves, J., Dias, A. G. (2021) As potencialidades da imagem como recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentes. in Dias, A. G., Hortas, M. J., Ferreira, N. M.& Cabanillas, F. J.(Eds.) TempuSpacium - Didática das Ciências Sociais, Estudos II. (pp. 59-84) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.150 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.150 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-16-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/13651 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/E-book%20Tempumspacio_21_vf2_doi.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Recurso didático | pt_PT |
dc.subject | Imagem | pt_PT |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.subject | História | pt_PT |
dc.subject | Geografia | pt_PT |
dc.subject | Teaching resource | pt_PT |
dc.subject | Image | pt_PT |
dc.subject | Skills | pt_PT |
dc.subject | History | pt_PT |
dc.subject | Geography | pt_PT |
dc.title | As potencialidades da imagem como recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentes | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 84 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 59 | pt_PT |
oaire.citation.title | TempuSpacium - Didática das Ciências Sociais, Estudos II | pt_PT |
person.familyName | Gomes Dias | |
person.givenName | Alfredo | |
person.identifier.ciencia-id | DA1C-B0CA-8A5B | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6500-844X | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | a8ac79f6-189a-41db-932f-4026294e4729 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a8ac79f6-189a-41db-932f-4026294e4729 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 59_As potencialidades da imagem como recurso didático no desen¬volvimento de alunos histórica e geograficamente competentesE-book Tempumspacio_21_vf2_doi.pdf
- Size:
- 816.27 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format