Repository logo
 
Publication

Retornos entre a criação artística e a pesquisa científica: uma metodologia de transmutação entre a experiência artística e a escrita académica.

dc.contributor.authorLima, Cecília de
dc.date.accessioned2024-10-21T10:48:35Z
dc.date.available2024-10-21T10:48:35Z
dc.date.issued2023-02
dc.description.abstractPartindo do exemplo de um processo de Pesquisa Baseada na Prática desenvolvido no âmbito de uma investigação de doutoramento em dança, este artigo faz uma reflexão que foca a natureza e mais valias do conhecimento gerado pela prática artística em contraponto com a natureza do modo de conhecimento tradicionalmente associado à produção académica. Fundamentando-se em diversos autores do âmbito de estudos de Embodied Cognition, na análise dos conceitos de know-how e know-what de Gilbert Ryle (2009) e nas questões de linguagem e intersubjetividade de Daniel Stern (1985),o conhecimento desenvolvido pela prática artística é aqui exposto enquanto um conhecimento incorporado no qual se gera sentido através das perceções somáticas e sensoriomotoras, ao passo que o conhecimento académico é caracterizado essencialmente enquanto um modo de conhecimento teórico, onde se concebe e formula sentido através da estrutura da linguagem verbal. Desse modo, deduz-se que, num processo de Pesquisa Baseada na Prática caracterizado pela interação entre a prática artística e a investigação teórica académica, torna-se fundamental desenvolver metodologias que consigam refletir estas diferenças (relativas ao modo de sentir e conceber sentido) e, simultaneamente, integrá-las. Além disso, considerando que a estrutura da linguagem verbal influencia a forma como pensamos, propõe- -se que no âmbito de tais metodologias se questione e desafie o modo de usar a linguagem verbal. Partindo destas considerações, este artigo aponta uma proposta metodológica para a transferência entre modos de conhecimento intrínsecos á prática investigativa do âmbito da criação artística e os modos de conhecimento concebidos no domínio da investigação académica. Defende-se ainda que o conhecimento incorporado, ao invés da tendência tradicional do conhecimento académico, predispõe-se a uma atitude ética de qualidades dinâmicas, adaptativas. Uma atitude que não aspira agarrar o mundo como algo estático e definitivo ou controlar o ambiente enquanto algo extrínseco mas sim experienciar o desafio de incorporar e navegar o ambiente.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - Starting from the example of a Practice-Based Research process developed within the scope of a doctoral research in dance, this article makes a reflection that focuses on the nature and added value of knowledge generated by artistic practice in contrast to the nature of the mode of knowledge traditionally associated with academic production. Based on several authors from the field of Embodied Cognition studies, on the analysis of Gilbert Ryle’s (2009) concepts of know-how and know-what and on Daniel Stern’s (1985) theory of language and intersubjectivity, we approach knowledge developed by artistic practice as an embodied expertise in which meaning is generated through somatic and sensorimotor perceptions, whereas academic knowledge is characterized essentially as a mode of theoretical knowledge where meaning is conceived and formulated through the structure of verbal language. Thus, it can be deduced that, in a Practice-Based Research process, characterized by the interaction between artistic practice and academic theoretical research, it is essential to develop methodologies that are able to reflect these differences and simultaneously integrate them. Furthermore, considering that the structure of the verbal language influences the way we think, we also propose that within such methodologies it is necessary to challenge how we use verbal language. Based on these considerations, this article points out a methodological proposal for transferring modes of knowledge between investigative practice in the field of artistic creation and theoretical production in the field of academic research. It is also argued that, differently from the traditional tendency of academic knowledge, embodied knowledge is predisposed to an ethical attitude conveying dynamic, adaptive qualities. Rather than aspiring to grasp the world as something static and definitive or to control the environment as something extrinsic, embodied knowledge experiences the challenge of navigating within the environment and incorporating it.
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationLima, C. (2023). Retornos entre a criação artística e a pesquisa científica: Uma metodologia de transmutação entre a experiência artística e a escrita académica. (2023), 1-24pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.53072/RED202301/00201pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17757
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRED - Revista Estud(i)os de Dançapt_PT
dc.relation.ispartofseries1
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.fmh.ulisboa.pt/index.php/red/article/view/19pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPesquisa baseada na práticapt_PT
dc.subjectInvestigação académicapt_PT
dc.subjectCriação artísticapt_PT
dc.subjectCognição incorporadapt_PT
dc.subjectLinguagem verbalpt_PT
dc.subjectPractice-based research
dc.subjectAcademic research
dc.subjectArtistic creation
dc.subjectEmbodied cognition
dc.titleRetornos entre a criação artística e a pesquisa científica: uma metodologia de transmutação entre a experiência artística e a escrita académica.pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage24pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRED - Revista Estud(i)os de Dançapt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNamede Lima Teixeira
person.givenNameCecília
person.identifier.ciencia-idBA1D-90E1-C527
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication30518e93-fe64-49c1-b3c2-17de143487a6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery30518e93-fe64-49c1-b3c2-17de143487a6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Artigo 2023_RED_Retornos entre a criação artística e a pesquisa científica.pdf
Size:
684.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections