Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.33 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Resumo I (Prática Pedagógica) - O presente relatório foi elaborado no âmbito do Estágio de Ensino Especializado que ocorreu no ano letivo de 2021/2022, no Conservatório de Caldas da Rainha, com a participação de três alunos do Ensino Artístico Especializado. A realização deste estágio
assinalou o primeiro contacto com a realidade do Ensino Artístico Especializado da Música.
A prática pedagógica, foi iniciada com uma reflexão sobre as expetativas iniciais e competências a desenvolver, corroborada pela minha análise SWOT. Subsequentemente,
procedeu-se à caracterização da escola onde ocorreu o estágio, que incide sobre a sua história e contextualização, enquadramento, oferta educativa e outros aspetos relevantes.
Seguidamente, foi feita a caracterização da classe de clarinete e dos alunos observados e a descrição de aspetos relevantes das práticas educativas desenvolvidas ao longo do ano
letivo, sempre sob o prisma do desenvolvimento de competências metacognitivas,
fomentado através da aplicação do projeto de investigação, “Competências de Autorregulação na Aprendizagem do Clarinete: A Eficácia das Estratégias Sugeridas pelo
Professor no Decorrer do Estudo Individual do Aluno”. A prática pedagógica conclui-se
com a apreciação crítica das atividades de docência desenvolvidas.
A vivência das particularidades e desafios desta nova realidade, bem como as interações com os alunos, pessoal docente e não docente do conservatório, traduziram-se numa experiência de extrema relevância à minha evolução profissional e humanística, ao longo
da qual tive a oportunidade de desenvolver e aplicar os conhecimentos e competências que foram adquiridos enquanto aluna do Mestrado em Ensino de Música.
Resumo II (Investigação) - No decorrer das aulas de instrumento, o diálogo alusivo à rotina de estudo do aluno, bem como, a pesquisa e prática de diversas metodologias de estudo são fundamentais ao desenvolvimento da metacognição e competências de autorregulação. Pois, uma vez fora do contexto de aula, o aluno terá de guiar a sua própria aprendizagem sem a presença do professor. Explorar formas de otimizar o desenvolvimento das competências musicais e técnico-instrumentais dos alunos, requer uma boa compreensão do seu estudo individual. Nesse sentido, realizou-se uma investigação de caráter exploratório e descritivo com o propósito de desenvolver um método de apoio ao estudo eficiente, sob a temática “Competências de Autorregulação na Aprendizagem do Clarinete: A Eficácia das Estratégias Sugeridas pelo Professor no Decorrer do Estudo Individual do Aluno”. As metodologias adotadas foram a observação direta, a recolha de gravações de sessões de estudo e a realização e aplicação de fichas de apoio ao estudo. A análise das aulas de clarinete revelou que o método de ensino aplicado contribui para a aquisição de competências metacognitivas, contudo, notou-se um défice na transferência de conteúdos entre os contextos aula-estudo individual. Com o intuito de diminuir esse défice foram elaboradas fichas de apoio ao estudo, que foram integradas na rotina de estudo dos alunos. Esta última fase da investigação modificou a habitual abordagem dos participantes à prática instrumental, fomentando notáveis melhorias nas suas capacidades de estabelecimento de objetivos, planeamento e monitorização.
Abstract I (Teaching) - This report covers the Specialized Teaching Internship at the Conservatório de Caldas da Rainha which took place in the academic year 2021/2022, with the participation of three Specialized Artistic Education students. The internship marked my first contact with the reality of Specialized Artistic Music Education. The pedagogical practice was initiated by reflecting on the initial expectations and development capacities, corroborated by my SWOT analysis. Subsequently, the school where the internship took place was characterized by a focus on its history and context, scope, educational offer, and other relevant aspects. Then, the clarinet class and the observed students were characterized, and the relevant aspects of the educational practices developed throughout the academic year were described. The characterization and description covered the development of metacognitive skills supported by the application of the research project, “Competências de Autorregulação na Aprendizagem do Clarinete: A Eficácia das Estratégias Sugeridas pelo Professor no Decorrer do Estudo Individual do Aluno”. Finally, the pedagogical practice ends with critically evaluating the teaching activities. The particularities and challenges of this new reality, as well as the interactions with the students, the teaching and non-teaching staff of the conservatory, resulted in an experience of extreme relevance to my professional and humanistic evolution, during which I had the opportunity to develop and apply the knowledge and skills acquired as a master’s student in Music Teaching.
Abstract II (Research) - During instrument classes, the dialogue on the student's practice routine, the research, and the practice of different practice methodologies are fundamental to improving metacognition and self-regulation skills. This process is vital for the student to guide his learning autonomously outside the classroom context. Exploring ways to optimize the development of students' musical and technical-instrumental skills requires a good understanding of their practice. In this sense, an exploratory and descriptive investigation was performed to develop an effective practice support method under the theme "Competências de Autorregulação na Aprendizagem do Clarinete: A Eficácia das Estratégias Sugeridas pelo Professor no Decorrer do Estudo Individual do Aluno". The methodologies adopted were direct observation, the collection of practice session recordings, and the creation and application of practice support forms. The analysis of the clarinet lessons revealed that the applied teaching method contributes to acquiring metacognitive skills. However, there was a deficit in the transfer of contents between the classroom-individual practice contexts. In order to reduce the deficit, practice support forms were prepared, which were integrated into the students' practice routine. The last phase of the investigation changed the participants' usual approach to instrumental practice, exhibiting remarkable improvements in their goal-setting, planning, and monitoring abilities.
Resumo II (Investigação) - No decorrer das aulas de instrumento, o diálogo alusivo à rotina de estudo do aluno, bem como, a pesquisa e prática de diversas metodologias de estudo são fundamentais ao desenvolvimento da metacognição e competências de autorregulação. Pois, uma vez fora do contexto de aula, o aluno terá de guiar a sua própria aprendizagem sem a presença do professor. Explorar formas de otimizar o desenvolvimento das competências musicais e técnico-instrumentais dos alunos, requer uma boa compreensão do seu estudo individual. Nesse sentido, realizou-se uma investigação de caráter exploratório e descritivo com o propósito de desenvolver um método de apoio ao estudo eficiente, sob a temática “Competências de Autorregulação na Aprendizagem do Clarinete: A Eficácia das Estratégias Sugeridas pelo Professor no Decorrer do Estudo Individual do Aluno”. As metodologias adotadas foram a observação direta, a recolha de gravações de sessões de estudo e a realização e aplicação de fichas de apoio ao estudo. A análise das aulas de clarinete revelou que o método de ensino aplicado contribui para a aquisição de competências metacognitivas, contudo, notou-se um défice na transferência de conteúdos entre os contextos aula-estudo individual. Com o intuito de diminuir esse défice foram elaboradas fichas de apoio ao estudo, que foram integradas na rotina de estudo dos alunos. Esta última fase da investigação modificou a habitual abordagem dos participantes à prática instrumental, fomentando notáveis melhorias nas suas capacidades de estabelecimento de objetivos, planeamento e monitorização.
Abstract I (Teaching) - This report covers the Specialized Teaching Internship at the Conservatório de Caldas da Rainha which took place in the academic year 2021/2022, with the participation of three Specialized Artistic Education students. The internship marked my first contact with the reality of Specialized Artistic Music Education. The pedagogical practice was initiated by reflecting on the initial expectations and development capacities, corroborated by my SWOT analysis. Subsequently, the school where the internship took place was characterized by a focus on its history and context, scope, educational offer, and other relevant aspects. Then, the clarinet class and the observed students were characterized, and the relevant aspects of the educational practices developed throughout the academic year were described. The characterization and description covered the development of metacognitive skills supported by the application of the research project, “Competências de Autorregulação na Aprendizagem do Clarinete: A Eficácia das Estratégias Sugeridas pelo Professor no Decorrer do Estudo Individual do Aluno”. Finally, the pedagogical practice ends with critically evaluating the teaching activities. The particularities and challenges of this new reality, as well as the interactions with the students, the teaching and non-teaching staff of the conservatory, resulted in an experience of extreme relevance to my professional and humanistic evolution, during which I had the opportunity to develop and apply the knowledge and skills acquired as a master’s student in Music Teaching.
Abstract II (Research) - During instrument classes, the dialogue on the student's practice routine, the research, and the practice of different practice methodologies are fundamental to improving metacognition and self-regulation skills. This process is vital for the student to guide his learning autonomously outside the classroom context. Exploring ways to optimize the development of students' musical and technical-instrumental skills requires a good understanding of their practice. In this sense, an exploratory and descriptive investigation was performed to develop an effective practice support method under the theme "Competências de Autorregulação na Aprendizagem do Clarinete: A Eficácia das Estratégias Sugeridas pelo Professor no Decorrer do Estudo Individual do Aluno". The methodologies adopted were direct observation, the collection of practice session recordings, and the creation and application of practice support forms. The analysis of the clarinet lessons revealed that the applied teaching method contributes to acquiring metacognitive skills. However, there was a deficit in the transfer of contents between the classroom-individual practice contexts. In order to reduce the deficit, practice support forms were prepared, which were integrated into the students' practice routine. The last phase of the investigation changed the participants' usual approach to instrumental practice, exhibiting remarkable improvements in their goal-setting, planning, and monitoring abilities.
Description
Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
Keywords
Metacognição Autorregulação Estudo individual Ensino do clarinete Metacognition Self-regulation Individual practice Clarinet teaching
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa