Repository logo
 
Publication

Como podemos brincar com as palavras? O desenvolvimento da consciência fonológica e morfológica na educação pré-escolar

dc.contributor.advisorRosa, Joãopt_PT
dc.contributor.authorFerreira, Ana Maria de Jesus
dc.date.accessioned2021-02-11T16:08:13Z
dc.date.available2021-02-11T16:08:13Z
dc.date.issued2020-05-28
dc.descriptionRelatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractApresenta-se neste relatório conhecimento profissional e de pesquisa desenvolvido durante um período de quatro meses de estágio num jardim-de-infância público, no âmbito da Unidade Curricular da Prática Profissional Supervisionada II. Os objetivos são dois: apresentar uma análise reflexiva sobre a minha prática pedagógica e investigar como é que o “brincar com as palavras” pode ser uma prática que favoreça o desenvolvimento das consciências fonológica e morfológica, revelando áreas a que as crianças já são sensíveis ou outras em que podem vir a ser estimuladas. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, de investigação-ação. Usaram-se atividades lúdicas relacionadas com o conto de histórias, fez-se uma exploração intencional de diálogos informais entre as crianças e a equipa educativa e de dispositivos pedagógicos criados especificamente para o efeito. Todo o grupo de crianças foi envolvido. As evidências qualitativas foram recolhidas sobretudo através de notas de campo e permitiram mostrar que as crianças consolidaram conhecimentos fonológicos associados sobretudo à consciência da rima e consciência silábica e adquiriram conhecimentos morfológicos ligados à manipulação e interpretação de morfemas base, flexionais e derivacionais, em palavras e pseudopalavras. Duas conclusões são propostas. A primeira, a de que é particularmente importante promover estratégias intencionalizadas de desenvolvimento linguístico das crianças pré-escolares. A segunda, a de que as aprendizagens teóricas e práticas, nomeadamente as realizadas nos contextos de creche e de jardim de infância, foram fundamentais para o desenvolvimento da minha profissionalidade enquanto docente de educação pré-escolar, mais sensível à especificidade dos diferentes contextos socioeducativos, mais eficaz na gestão do currículo, mais atenta à regulação emocional das crianças e à importância do trabalho em equipa e cooperação com as famílias.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT Professional and research learning developed in the module of Supervised Professional Practice II, that comprised an internship of four months in a public kindergarten, is reported here. Two aims were attempted: to develop a reflexive analysis on my pedagogical intervention; and to investigate whether “playing with words” may favour the development of phonological and morphological awarenesses, revealing knowledge that children are already sensitive to and knowledge that can be further enhanced. A qualitative, research-action, methodology was used. Play activities derived from storybook telling, from informal dialogs between children and preschool staff and from interacting with pedagogical tools specifically designed for the study’s purpose were used. The whole group of children were involved. Field notes were the main tool to collect data. Its analysis showed that children consolidated phonological knowledge namely associated to rhyme and syllable awareness and acquired morphological knowledge related to manipulating and interpreting base, flexional and derivational morphemes, in real words and in pseudowords. Two conclusions are proposed. First, that promoting intentional strategies for children´s linguistic development, is paramount. Second, that the whole of theoretical and practical knowledge were important for the development of a sense of professionality as a pre-school teacher, more sensitive to the specificity of socio-educational contexts, more effective in curriculum management, more attentive to children´s emotional regulation needs, to the relevance of team-work and to cooperating with families.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationFerreira, A. M. J. (2019). Como podemos brincar com as palavras?O desenvolvimento da consciência fonológica e morfológica na educação pré-escolar (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em:http://hdl.handle.net/10400.21/12822pt_PT
dc.identifier.tid202628329
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12822
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConsciência fonológicapt_PT
dc.subjectConsciência morfológicapt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectBrincar com as palavraspt_PT
dc.subjectPlaying with wordspt_PT
dc.subjectPhonological awarenesspt_PT
dc.subjectMorphological awarenesspt_PT
dc.subjectPré-school educationpt_PT
dc.titleComo podemos brincar com as palavras? O desenvolvimento da consciência fonológica e morfológica na educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RelatórioPPSII_AnaMariaFerreira_2018047.pdf
Size:
917.61 KB
Format:
Adobe Portable Document Format