Repository logo
 
Publication

O contributo das discussões coletivas na aquisição de estratégias de cálculo mental

dc.contributor.advisorCaseiro, Anapt_PT
dc.contributor.authorSilva, Bernadete Marçal Carvalho Neves da
dc.date.accessioned2018-04-17T09:49:35Z
dc.date.available2018-04-17T09:49:35Z
dc.date.issued2017-07-07
dc.descriptionRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho sumariza as práticas supervisionadas realizadas assim como a investigação desenvolvida. Tendo em consideração as fragilidades e potencialidades das turmas de estágio, no contexto do 3.º ano consideraram-se como objetivos “promover o desenvolvimento de competências ao nível da leitura e escrita de português” e “desenvolver o cálculo mental”; enquanto no contexto do 5.º ano, definiram-se os objetivos “desenvolver competências de cálculo mental”; “melhorar os níveis de interesse dos alunos para as disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza” e “desenvolver competências de interpretação e compreensão leitora”. Relativamente à investigação, esta pretendeu verificar a influência das discussões coletivas na aquisição e mobilização de estratégias de cálculo mental. A opção por esta temática foi tomada após constatar que o cálculo mental era uma das principais fragilidades da turma com quem o estudo iria ser realizado. O quadro teórico foi iniciado com uma secção destinada à aprendizagem da Matemática, outra sobre sentido do número e outra focada no cálculo mental, na qual aparecem definidos os tipos de estratégia possíveis de serem utilizados em adições e subtrações. Por fim, o capítulo culmina com uma secção destinada às discussões coletivas e outra à avaliação. Este estudo qualitativo, de paradigma interpretativo, consiste numa investigação ação, baseada na análise da evolução das estratégias de cálculo mental, e da sua explicitação, face às discussões coletivas dinamizadas. A recolha de dados inclui as propostas de avaliação (diagnóstica, formativa e final), bem como registos fotográficos e áudio, posteriormente transcritos, de alguns momentos das discussões coletivas. Além de ter sido observada a evolução da explicitação de estratégias de cálculo mental por parte dos alunos, os resultados mostram que estes desenvolveram as suas capacidades de cálculo mental, adquirindo e mobilizando estratégias adequadas, gradualmente mais complexas, confirmando a hipótese sobre a influência das discussões coletivas na aquisição desse tipo de estratégias.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present paper summarizes the supervised practices, as well as the study developed. Considering the fragilities and potentials the classes from the internship presented, in the 3rd year the goals considered were “promote the skills development for reading and writing in Portuguese” and “develop mental calculation”; while in the 5th year the goals defined were “develop mental calculation aptness”, “improve the student’s motivation level for Mathematics and Natural Sciences” and “develop reading interpretation and comprehension skills”. Regarding this study, it was intended that the verification of the collective discussion’s influence in the acquisition and aptness of mental calculation skills. This theme option was taken after realizing that the major frailty of the class where the study would be applied was mental calculation. The theoretical framework was initiated with a section intended for learning Mathematics, another about sense of number and an additional section focused on mental calculation, in which are defined the possible strategies for additions and subtraction. At last, the chapter ends with a section intended to collective discussions and another to evaluation. This quality study, of interpretative paradigm, consist in an action research, based on the assay of the evolution of mental calculation’s strategies, and of its explanation, in regard of the promoted collective discussions. The data collection includes the evaluation assignment (diagnostic, formative and final), as well as photographic and audio records, later transcribed, of some collective discussions moments. Besides the observation of the explanation of mental calculation strategies by the students, the results exhibit that they developed their mental calculation skills, learned and mobilized adequate strategies, gradually more complex, confirming the hypotheses about the collective discussion’s influence in the acquisition of these type of skills.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201853230
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8413
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectCálculo mentalpt_PT
dc.subjectDiscussões coletivaspt_PT
dc.subjectEstratégias de cálculopt_PT
dc.subjectMental calculationen
dc.subjectCollective discussionsen
dc.subjectCalculation strategiesen
dc.titleO contributo das discussões coletivas na aquisição de estratégias de cálculo mentalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201853230BernadeteMarçalCarvalhoNevesdaSilva_tm.pdf
Size:
1.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: