Repository logo
 
Publication

Práticas projectuais criativas no ensino do design

dc.contributor.authorRijo, Cátia
dc.contributor.authorAntunes, Sandra
dc.contributor.authorGrácio, Ana
dc.date.accessioned2019-01-18T11:15:18Z
dc.date.available2019-01-18T11:15:18Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO objectivo do presente artigo é apresentar um projeto colaborativo fundado na promoção do diálogo interdisciplinar na aprendizagem formal, informal e culturalmente plural, considerando práticas educacionais e alternativas projetuais para o modelo não-participativo padrão, centrado na sala de aula. Centrada no campo do ensino e da investigação em Design, visa a linha de investigação proposta desenvolver esforços no sentido da análise do modus operandi e dos resultados obtidos pela adoção da metodologia do processo do design no plano educacional, em particular no Ensino do Design (nas suas múltiplas esferas). O propósito da investigação, tenta aferir a importância da aplicação de metodologias menos convencionais no ensino de design, assim como a percepção de como um contexto imersivo de aprendizagem pode constituir uma ferramenta facilitadora da aprendizagem, fomentando o pensamento criativo, a geração de novas ideias e caminhos futuros para a problemática em questão. No final pretende-se aferir a importância da aplicação das novas metodologias e de que forma este contexto imersivo de aprendizagem é um facilitador da aprendizagem fomentando a criatividade proporcionando novas ideias e caminhos futuros para a problemática em questão.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The aim of this article is to present a collaborative project based on the promotion of interdisciplinary dialogue in formal, informal and culturally plural learning, considering educational practices and design alternatives for the standard non-participatory model, centered in the classroom. Centered in the field of teaching and research in Design, the proposed line of research is to develop efforts towards the analysis of the modus operandi and the results obtained by adopting the methodology of the design process in the educational field, in particular in Design Education (in Its multiple spheres). The purpose of the research is to assess the importance of applying less conventional methodologies in design teaching, as well as the perception of how an immersive learning context can be a facilitating tool for learning, fostering creative thinking, generating new ideas and Future paths to the problem in question. In the end, we intend to assess the importance of applying the new methodologies and how this immersive learning context is a facilitator of learning fostering creativity by providing new ideas and future paths to the problem in question.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRijo, C.; Antunes, S.; Grácio, A. (2017). Práticas Projectuais Criativas no Ensino do Design. Em D. Raposo, J.Neves, J.Pinho & J.Silva, Investigação e Ensino em Design e Música (45-50). Castelo Branco: Edições IPCB. Retrieved from journal URL: http://convergencias.ipcb.ptpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8196-63-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9347
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCBpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectMetodologias de ensinopt_PT
dc.subjectEnsino politécnicopt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectTeaching methodologiespt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titlePráticas projectuais criativas no ensino do designpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragançapt_PT
oaire.citation.endPage50pt_PT
oaire.citation.startPage45pt_PT
oaire.citation.titleInvestigação e Ensino em Design e Músicapt_PT
person.familyNameRijo
person.givenNameCátia
person.identifier.ciencia-idE717-5F2D-77E7
person.identifier.orcid0000-0003-4278-4950
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication51999bb6-f37e-4cad-8e20-eb916fd0753f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51999bb6-f37e-4cad-8e20-eb916fd0753f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Convergencias_2017.pdf
Size:
153.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: