Publication
O meu percurso enquanto estagiária
dc.contributor.advisor | Almeida, Tiago | pt_PT |
dc.contributor.author | Godinho, Ana Carolina Batista | |
dc.date.accessioned | 2023-09-15T14:44:17Z | |
dc.date.available | 2023-09-15T14:44:17Z | |
dc.date.issued | 2023-08-25 | |
dc.description | Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | O relatório que aqui se apresenta foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II que decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social, na zona metropolitana de lisboa, na valência de jardim de infância, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre 3 e 6 anos. Visando espelhar o caminho reflexivo, crítico, interpretativo, analítico e fundamentado que foi o meu, por um período de 4 meses, enquanto estagiária-educadora, mas, também, pessoa, constituindo a minha prática pedagógica e atitude investigativa. Apresentar-se-á uma caraterização do contexto, aos meus olhos, tencionando contextualizar a ação educativa e, por conseguinte, fundamentar as minhas intencionalidades educativas, avaliando a sua (ou não) concretização no processo de intervenção. Será, ainda, designado um capítulo destinado à investigação realizada no mesmo contexto, composto pela sua apresentação devidamente enquadrada, incidindo sobre a relação da equipa educativa de sala. Metodologicamente, a investigação assume uma abordagem de natureza qualitativa, definindo-se como um estudo exploratório, em que foram utilizadas as notas de campo, registos diários, conversais informais e reflexões semanais, como instrumentos de recolha de dados, tendo como elemento basilar a observação direta. Assim, foi possível aferir que durante o primeiro contacto profissional, na Prática Profissional Supervisionada I, a minha prática foi caracterizada, essencialmente, pela identificação de dificuldades, resultando em aprendizagens, embora apenas ao nível dessas mesmas dificuldades. Sob outra perspetiva, num segundo contacto profissional, na Prática Profissional Supervisionada II, consegui ir além da identificação de dificuldades, perspetivando estratégias para as dissipar. Não obstante que a reflexão se assumiu como um elemento importantíssimo na minha prática educativa. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Godinho, A C. B. (2023). O meu percurso enquanto estagiária (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16476 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203354532 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/16476 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Prática Profissional Supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Autorreflexibilidade | pt_PT |
dc.subject | Escrita Desafios | pt_PT |
dc.subject | Estratégias | pt_PT |
dc.title | O meu percurso enquanto estagiária | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Ana Carolina Godinho_Relatório final PPSII.pdf
- Size:
- 965.09 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: