Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O meu percurso enquanto estagiária

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ana Carolina Godinho_Relatório final PPSII.pdf965.09 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O relatório que aqui se apresenta foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II que decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social, na zona metropolitana de lisboa, na valência de jardim de infância, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre 3 e 6 anos. Visando espelhar o caminho reflexivo, crítico, interpretativo, analítico e fundamentado que foi o meu, por um período de 4 meses, enquanto estagiária-educadora, mas, também, pessoa, constituindo a minha prática pedagógica e atitude investigativa. Apresentar-se-á uma caraterização do contexto, aos meus olhos, tencionando contextualizar a ação educativa e, por conseguinte, fundamentar as minhas intencionalidades educativas, avaliando a sua (ou não) concretização no processo de intervenção. Será, ainda, designado um capítulo destinado à investigação realizada no mesmo contexto, composto pela sua apresentação devidamente enquadrada, incidindo sobre a relação da equipa educativa de sala. Metodologicamente, a investigação assume uma abordagem de natureza qualitativa, definindo-se como um estudo exploratório, em que foram utilizadas as notas de campo, registos diários, conversais informais e reflexões semanais, como instrumentos de recolha de dados, tendo como elemento basilar a observação direta. Assim, foi possível aferir que durante o primeiro contacto profissional, na Prática Profissional Supervisionada I, a minha prática foi caracterizada, essencialmente, pela identificação de dificuldades, resultando em aprendizagens, embora apenas ao nível dessas mesmas dificuldades. Sob outra perspetiva, num segundo contacto profissional, na Prática Profissional Supervisionada II, consegui ir além da identificação de dificuldades, perspetivando estratégias para as dissipar. Não obstante que a reflexão se assumiu como um elemento importantíssimo na minha prática educativa.

Description

Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Prática Profissional Supervisionada Autorreflexibilidade Escrita Desafios Estratégias

Citation

Godinho, A C. B. (2023). O meu percurso enquanto estagiária (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16476

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue