Repository logo
 
Publication

A comunicação integrada em Festivais de Música: o caso do Rock in Rio

dc.contributor.advisorCenteno, Maria Joãopt_PT
dc.contributor.authorBatoco, Sara Raquel Vinagre
dc.date.accessioned2021-09-15T09:38:23Z
dc.date.available2021-09-15T09:38:23Z
dc.date.issued2021-07-21
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.pt_PT
dc.description.abstractOs eventos são acontecimentos especiais que podem ser de vários tipos, dimensões e ter várias finalidades. Os festivais de música são um dos tipos de eventos existentes, que comemoram um acontecimento e que têm uma programação musical intensa. Em Portugal e no mundo, o número de festivais de música tem vindo a aumentar, nomeadamente pelo aumento do tempo de lazer. Qualquer evento requer um planeamento e uma estratégia bem delineada. Os festivais de música têm muitos aspetos com os quais lidar, desde patrocínios, comunicação do festival, produção, entre outros. Com uma grande estrutura operacional e com a variedade de pessoas que trabalham nas diversas áreas é essencial que haja uma coesão ao nível da comunicação. Esta coesão é essencial a nível interno e externo e aqui entra a comunicação integrada. A comunicação deve ser coerente e transparente, estando em harmonia com a estratégia global do festival, com a missão e os valores. Na presente dissertação, optou-se pela metodologia qualitativa de Estudo de Caso para responder à pergunta “Será que o Rock in Rio segue uma lógica de comunicação integrada, nas diferentes plataformas de comunicação, e, se sim, em que medida é que esta contribui para o sucesso do festival?”. Para tal, começou por se fazer uma revisão de literatura dos mais diversos conceitos e foram realizadas entrevistas, análises aos canais digitais do RIR e duas análises SWOT. A análise dos resultados permitiu concluir que, de facto, o Rock in Rio segue uma estratégia de comunicação integrada e que a mesma contribui para a consolidação do festival. Com esta investigação pretende-se evidenciar a importância e o contributo das Relações Públicas e da Comunicação Integrada na área dos eventos, mais concretamente dos festivais de música.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Events are special occasions that can be of various types, sizes, and with various purposes. Music festivals are one of the existing types of events that commemorate an occasion and have an intense musical program. In Portugal and worldwide, the number of music festivals has been increasing, namely due to the increase in leisure time. Any event requires planning and a well-designed strategy. Music festivals have many aspects to deal with, from sponsorship, festival communication, production, among others. With a large operational structure and with the variety of people working in the various areas, it is essential that there is cohesion in terms of communication. This cohesion is essential internally and externally, and this is where integrated communication comes in. Communication must be coherent and transparent, being in harmony with the festival's global strategy, mission and values. In this dissertation, the qualitative methodology of Case Study was chosen to answer the question "Does Rock in Rio follow a logic of integrated communication in the different communication platforms and, if so, to how much does it contribute to the success of the festival?". To do this, a literature review of the most diverse concepts was first performed and interviews, analysis of RIR's digital channels and two SWOT analyses were carried out. The analysis of the results allowed us to conclude that, in fact, Rock in Rio follows an integrated communication strategy and that it contributes to the consolidation of the festival. This research aims to highlight the importance and contribution of Public Relations and Integrated Communication in events, more specifically in music festivals.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationBatoco, S.R.V. (2021). A comunicação integrada em Festivais de Música: O caso do Rock in Rio. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/13713pt_PT
dc.identifier.tid202768066pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13713
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRelações Públicaspt_PT
dc.subjectComunicação integradapt_PT
dc.subjectRock in Riopt_PT
dc.subjectFestivais de Músicapt_PT
dc.subjectPublic relationsen
dc.subjectIntegrated communicationen
dc.subjectMusic Festivalspt_PT
dc.titleA comunicação integrada em Festivais de Música: o caso do Rock in Riopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleA comunicação integrada em Festivais de Música: o caso do Rock in Riopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese_Sara Batoco.pdf
Size:
1.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format