Publication
A influĂȘncia do amor na violĂȘncia no namoro em estudantes do ensino superior
dc.contributor.advisor | Ferreira, Ana VerĂssimo | pt_PT |
dc.contributor.advisor | TomĂĄs, Catarina Almeida | pt_PT |
dc.contributor.author | Santos, Ana Marta Silveira Monteiro dos | |
dc.date.accessioned | 2019-04-29T10:48:13Z | |
dc.date.available | 2019-04-29T10:48:13Z | |
dc.date.issued | 2019-03-11 | |
dc.description | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Social e Intervenção Comunitåria | pt_PT |
dc.description.abstract | A violĂȘncia no namoro entre estudantes do ensino superior surge como o tema central da presente dissertação, sendo o seu objetivo principal averiguar a possĂvel existĂȘncia de uma relação entre as atitudes relativamente ao amor e as atitudes acerca da violĂȘncia no namoro e explorar, tambĂ©m, a existĂȘncia de possĂveis diferenças nessas atitudes em função de variĂĄveis sociodemogrĂĄficas e contextuais, em estudantes que frequentem maioritariamente o 1Âș ano de todas as licenciaturas ministradas numa das instituiçÔes de ensino superior da ĂĄrea de Lisboa. O estudo empĂrico assume uma natureza quantitativa, recorrendo Ă aplicação de um questionĂĄrio de dados sociodemogrĂĄficos e contextuais e de duas escalas, nomeadamente, a âEscala de atitudes em relação ao amorâ (Neto, 1992) e a âEscala de atitudes acerca da violĂȘncia no namoroâ (Saavedra, Machado & Martins, 2017), numa amostra constituĂda por 210 estudantes. Os resultados obtidos sugerem que a maioria dos/as participantes se identificam mais com os estilos de amor companheiro (Storge), apaixonado (Eros) e altruĂsta (Ăgape), revelando, tambĂ©m, uma baixa concordĂąncia com a violĂȘncia no namoro, sendo que os rapazes manifestam mais atitudes legitimadoras da mesma, comparativamente Ă s raparigas. Ainda assim, observa-se a presença de alguma tolerĂąncia, no geral, face Ă violĂȘncia psicolĂłgica e fĂsica feminina e Ă violĂȘncia psicolĂłgica masculina. Verifica-se, tambĂ©m, que as variĂĄveis sexo, curso frequentado, prĂĄtica religiosa e pessoa na qual se estĂĄ a pensar aquando o preenchimento do questionĂĄrio influenciam as atitudes dos/as participantes acerca da violĂȘncia no namoro e que as variĂĄveis sexo, orientação sexual, estado civil, experiĂȘncia em relaçÔes amorosas, pessoa na qual se estĂĄ a pensar aquando o preenchimento do questionĂĄrio e duração da relação influenciam as atitudes dos/as mesmos/as em relação ao amor. Por Ășltimo, os resultados sugerem a existĂȘncia de uma relação de influĂȘncia entre as distintas subescalas referentes Ă legitimação da violĂȘncia no namoro, bem como entre determinadas atitudes de legitimação da mesma e alguns estilos/atitudes relativamente ao amor, Ă exceção do estilo de amor companheiro (Storge) que se manifesta neutro neste aspeto. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT Dating violence among higher education students emerges as the theme of the present dissertation. Its main objective is to identify the possible existence of a correlation between attitudes related to love and attitudes towards dating violence, as well as study possible differences in those attitudes depending on the influence of sociodemographic/contextual variables, in students attending mainly the 1st year of all the courses held in one higher education institution in Lisbon. This empirical study adopts a quantitative methodology, using a questionnaire that included sociodemographic/contextual measures and two scales, specifically the âEscala de atitudes em relação ao amorâ (Love Attitudes Scale) (Neto, 1992) and the âEscala de atitudes acerca da violĂȘncia no namoroâ (Attitudes Towards Dating Violence Scale) (Saavedra, Machado & Martins, 2017), in a sample of 210 students. The results obtained in this study suggest that most of the participants identify themselves more with the friendship (Storge), passionate (Eros) and altruistic (Ăgape) love styles and show a low level of acceptance regarding dating violence, being that male students are more accepting than female students. Nevertheless, it is possible to identify some acceptance of female psychological and physical violence along with male psychological violence. It is also possible to perceive that the variables sex, type of course, religiosity and person who one is thinking about whilst answering the questionnaire, influence the attitudes of the participants towards dating violence. In addition the variables sex, sexual orientation, marital status, experience in love relationships, person who one is thinking about whilst completing the questionnaire and duration of the relationship, influence their attitudes towards love. Lastly, the results suggested that the distinct subscales regarding the Attitudes Towards Dating Violence Scale are intercorrelated, as well as the existence of a relationship between certain dating violence supportive attitudes and some attitudes towards love, with the exception of friendship love style (Storge) which manifests itself as neutral in this specific aspect. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Santos, A. M. S. (2019). A influĂȘncia do amor na violĂȘncia no namoro em estudantes do ensino superior (Dissertação de mestrado nĂŁo publicada). Instituto PolitĂ©cnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa DisponĂvel em: http://hdl.handle.net/10400.21/9901 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202227600 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/9901 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | ViolĂȘncia no namoro | pt_PT |
dc.subject | Estilos de amor | pt_PT |
dc.subject | Estudantes do ensino superior | pt_PT |
dc.subject | RelaçÔes amorosas | pt_PT |
dc.subject | Dating violence | pt_PT |
dc.subject | Love styles | pt_PT |
dc.subject | Higher education students | pt_PT |
dc.subject | Love relationships | pt_PT |
dc.title | A influĂȘncia do amor na violĂȘncia no namoro em estudantes do ensino superior | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Social e Intervenção Comunitåria |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- DissertaçaÌo (2ÂȘ versĂŁo) - Ana Marta Santos.pdf
- Size:
- 2.63 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: