Publication
“Não me consigo controlar. E agora?” O papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância
dc.contributor.advisor | Fuertes, Marina | pt_PT |
dc.contributor.author | Meireles, Ana Sofia Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-07-04T10:14:54Z | |
dc.date.available | 2023-07-04T10:14:54Z | |
dc.date.issued | 2023-05-25 | |
dc.description | Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em contexto de jardim de infância. Trata-se de uma exposição escrita reflexiva e fundamentada sobre o percurso vivido ao longo de quatro meses enquanto educadora-estagiária, com um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Para além da componente reflexiva, o relatório apresenta uma componente investigativa. A investigação emergiu da prática, após observação das dificuldades das crianças na regulação emocional. A literatura tem vindo a apontar a importância do papel dos agentes educativos para a promoção da regulação emocional. Atendendo a atualidade e a relevância da temática, considerou-se pertinente estudar o papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância, tendo como objetivos (i) Conhecer as conceções da educadora de infância e das famílias sobre a importância da regulação emocional em jardim de infância; (ii) Identificar estratégias implementadas pela educadora de infância para a promoção da regulação emocional das crianças; (iii) Identificar estratégias utilizadas pelas famílias para a promoção da regulação emocional das crianças. Relativamente à metodologia, optou-se pelo método de estudo de caso, de natureza qualitativa, com recurso a diferentes técnicas e instrumentos de recolha e tratamento de dados, nomeadamente a observação direta participante, a análise documental, a realização de uma entrevista à educadora cooperante, a aplicação de um inquérito por questionário às famílias via online e posterior análise de conteúdo e tratamento estatístico dos dados. Os resultados da investigação mostram que a educadora cooperante e as famílias valorizam a regulação emocional em jardim de infância, reconhecendo os seus contributos. Para a promoção da regulação emocional das crianças, a educadora e as famílias adotam o papel de mediadoras, recorrendo à implementação de estratégias, em parceria. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT The present report is part of Supervised Professional Practice II (PPS II), in a kindergarten’s context. It is a reflective and well-founded written exposition about the path lived over four months as an educator-trainee, with a group of 20 children aged between 3 and 6 years. In addition to the reflective component, this report presents an investigative component. The investigation emerged from the pratical experience, after observing children's difficulties in emotional regulation. The literature has been pointing out the importance of the role of educational agents to promote emotional regulation. Considering the current situation and relevance of the theme, it was considered pertinent to study the role of the school-family relationship in the emotional regulation of children in kindergarten, with the objectives of (i) Knowing the kindergarten teacher and families’ conceptions about the importance of emotional regulation in kindergarten; (ii) Identify strategies integrated by the kindergarten teacher to promote emotional regulation in children; (iii) Identify strategies used by families to promote emotional regulation in children. Relatively to methodology, it was opted for the case study’s method, from qualitative nature, using different techniques and instruments for collecting and processing data, such as direct participant observation, document analysis, an interview with the cooperating educator, a survey addressed to families via online and it subsequent content analysis and statistical treatment of the data. Research results show that cooperative educators and families value emotional regulation in kindergarten, recognizing their contributions. In order to promote children’s emotional regulation, the educator and the families adopt mediators’ role, resorting to the strategies implementation in a clear partnership. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Meireles, A S. O. (2023). “Não me consigo controlar. e agora?”: o papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16267 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203324102 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/16267 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Relação escola-família | pt_PT |
dc.subject | Emoção | pt_PT |
dc.subject | Regulação emocional | pt_PT |
dc.subject | Children | pt_PT |
dc.subject | School-family relationship | pt_PT |
dc.subject | Emotion | pt_PT |
dc.subject | Emotional regulation | pt_PT |
dc.title | “Não me consigo controlar. E agora?” O papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório da Prática Profissional Supervisionada II_Ana Sofia Meireles_2021126.pdf
- Size:
- 2.92 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: