Repository logo
 
Publication

“Não me consigo controlar. E agora?” O papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância

dc.contributor.advisorFuertes, Marinapt_PT
dc.contributor.authorMeireles, Ana Sofia Oliveira
dc.date.accessioned2023-07-04T10:14:54Z
dc.date.available2023-07-04T10:14:54Z
dc.date.issued2023-05-25
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em contexto de jardim de infância. Trata-se de uma exposição escrita reflexiva e fundamentada sobre o percurso vivido ao longo de quatro meses enquanto educadora-estagiária, com um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Para além da componente reflexiva, o relatório apresenta uma componente investigativa. A investigação emergiu da prática, após observação das dificuldades das crianças na regulação emocional. A literatura tem vindo a apontar a importância do papel dos agentes educativos para a promoção da regulação emocional. Atendendo a atualidade e a relevância da temática, considerou-se pertinente estudar o papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância, tendo como objetivos (i) Conhecer as conceções da educadora de infância e das famílias sobre a importância da regulação emocional em jardim de infância; (ii) Identificar estratégias implementadas pela educadora de infância para a promoção da regulação emocional das crianças; (iii) Identificar estratégias utilizadas pelas famílias para a promoção da regulação emocional das crianças. Relativamente à metodologia, optou-se pelo método de estudo de caso, de natureza qualitativa, com recurso a diferentes técnicas e instrumentos de recolha e tratamento de dados, nomeadamente a observação direta participante, a análise documental, a realização de uma entrevista à educadora cooperante, a aplicação de um inquérito por questionário às famílias via online e posterior análise de conteúdo e tratamento estatístico dos dados. Os resultados da investigação mostram que a educadora cooperante e as famílias valorizam a regulação emocional em jardim de infância, reconhecendo os seus contributos. Para a promoção da regulação emocional das crianças, a educadora e as famílias adotam o papel de mediadoras, recorrendo à implementação de estratégias, em parceria.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present report is part of Supervised Professional Practice II (PPS II), in a kindergarten’s context. It is a reflective and well-founded written exposition about the path lived over four months as an educator-trainee, with a group of 20 children aged between 3 and 6 years. In addition to the reflective component, this report presents an investigative component. The investigation emerged from the pratical experience, after observing children's difficulties in emotional regulation. The literature has been pointing out the importance of the role of educational agents to promote emotional regulation. Considering the current situation and relevance of the theme, it was considered pertinent to study the role of the school-family relationship in the emotional regulation of children in kindergarten, with the objectives of (i) Knowing the kindergarten teacher and families’ conceptions about the importance of emotional regulation in kindergarten; (ii) Identify strategies integrated by the kindergarten teacher to promote emotional regulation in children; (iii) Identify strategies used by families to promote emotional regulation in children. Relatively to methodology, it was opted for the case study’s method, from qualitative nature, using different techniques and instruments for collecting and processing data, such as direct participant observation, document analysis, an interview with the cooperating educator, a survey addressed to families via online and it subsequent content analysis and statistical treatment of the data. Research results show that cooperative educators and families value emotional regulation in kindergarten, recognizing their contributions. In order to promote children’s emotional regulation, the educator and the families adopt mediators’ role, resorting to the strategies implementation in a clear partnership.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationMeireles, A S. O. (2023). “Não me consigo controlar. e agora?”: o papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16267pt_PT
dc.identifier.tid203324102
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16267
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectRelação escola-famíliapt_PT
dc.subjectEmoçãopt_PT
dc.subjectRegulação emocionalpt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectSchool-family relationshippt_PT
dc.subjectEmotionpt_PT
dc.subjectEmotional regulationpt_PT
dc.title“Não me consigo controlar. E agora?” O papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório da Prática Profissional Supervisionada II_Ana Sofia Meireles_2021126.pdf
Size:
2.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: