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- “Não me consigo controlar. E agora?” O papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infânciaPublication . Meireles, Ana Sofia Oliveira; Fuertes, MarinaO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em contexto de jardim de infância. Trata-se de uma exposição escrita reflexiva e fundamentada sobre o percurso vivido ao longo de quatro meses enquanto educadora-estagiária, com um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Para além da componente reflexiva, o relatório apresenta uma componente investigativa. A investigação emergiu da prática, após observação das dificuldades das crianças na regulação emocional. A literatura tem vindo a apontar a importância do papel dos agentes educativos para a promoção da regulação emocional. Atendendo a atualidade e a relevância da temática, considerou-se pertinente estudar o papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância, tendo como objetivos (i) Conhecer as conceções da educadora de infância e das famílias sobre a importância da regulação emocional em jardim de infância; (ii) Identificar estratégias implementadas pela educadora de infância para a promoção da regulação emocional das crianças; (iii) Identificar estratégias utilizadas pelas famílias para a promoção da regulação emocional das crianças. Relativamente à metodologia, optou-se pelo método de estudo de caso, de natureza qualitativa, com recurso a diferentes técnicas e instrumentos de recolha e tratamento de dados, nomeadamente a observação direta participante, a análise documental, a realização de uma entrevista à educadora cooperante, a aplicação de um inquérito por questionário às famílias via online e posterior análise de conteúdo e tratamento estatístico dos dados. Os resultados da investigação mostram que a educadora cooperante e as famílias valorizam a regulação emocional em jardim de infância, reconhecendo os seus contributos. Para a promoção da regulação emocional das crianças, a educadora e as famílias adotam o papel de mediadoras, recorrendo à implementação de estratégias, em parceria.
- Como fomentar a autonomia das crianças na resolução de conflitos?Publication . Rosa, Ana Catarina Monteirinho; Toledo, LeonorA Educação de Infância é palco de inúmeras interações entre crianças e adultos e entre crianças com os seus pares. Nestas últimas, com frequência, surgem conflitos, que devem ser encarados como oportunidades de aprendizagem, cabendo ao educador um importante papel de mediação. Faz parte da aprendizagem, que as crianças aprendam a resolvê-los autonomamente, num processo mediado e apoiado pelo educador quando necessário. Deste modo, as crianças aprendem a viver junto, a conviver com as diferenças, desenvolvendo-se como sujeitos ativos e autónomos no contexto onde estão inseridas. Tendo em consideração as premissas mencionadas, a investigação apresentada no presente relatório surgiu no decorrer da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em contexto de pré-escolar, com um grupo de vinte e três crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos. A caracterização e as intencionalidades descritas apoiam o desenho da Investigação-Ação, de natureza qualitativa e que procura responder à problemática “Como fomentar a autonomia das crianças na resolução de conflitos?”. A investigação teve como estratégias metodológicas a entrevista semi-estruturada realizada à educadora cooperante, as Notas de Campo, bem como as estratégias de ação que nortearam a minha mediação nos momentos de conflito entre pares. Os resultados alcançados nesta investigação permitem compreender que o educador de infância tem um papel crucial nos momentos de resolução de conflito, pois é através deste que as crianças aprenderão estratégias que as ajudem a lidar com essas situações. Ao longo da minha intervenção, durante estes momentos, consegui constatar que as crianças, que inicialmente recorriam ao adulto para que fosse este a resolver os conflitos em que estavam envolvidas, continuaram a recorrer ao adulto, mas passaram a encontrar as suas próprias soluções, tornando-se assim mais autónomas. Enquanto futura educadora de infância, penso ser crucial que as crianças aprendam a resolver os conflitos nos quais se envolvem, acreditando assim que, para que tal aconteça, é necessário que o educador promova sempre um momento de diálogo entre os intervenientes, demonstrando-lhes que através do diálogo, conseguem resolver os seus conflitos.
- Real-time GPS indoor for USV tracking using lookup tablePublication . Vieira, Fábio; Teodoro, Pedro; Jorge, Pedro MendesThis study introduces an approach that utilizes Lookup Tables (LUT) to enable real-time tracking of an Unmanned Surface Vehicle (USV) in an indoor setting, using a fish-eye camera. The proposed method streamlines image processing and achieves O(1) complexity, significantly reducing application run time. The paper also outlines the process of calibrating the fish-eye camera to correct image distortion, computing the homography matrix for re-projection, and obtaining a virtual top view of the camera’s field of view. The paper provides a detailed explanation of the replacement of the undistortion and re-projection steps with the new LUT method. Experimental results demonstrate a significant enhancement in the process’s run time, making it feasible for real-time tracking, regardless of the image size.