Repository logo
 
Publication

O respeito dos direitos das crianças na vanguarda da prática educativa

dc.contributor.advisorBrito, Ritapt_PT
dc.contributor.authorVinagre, Luísa Filipa Marques
dc.date.accessioned2018-03-21T11:32:37Z
dc.date.available2018-03-21T11:32:37Z
dc.date.issued2017-04-07
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractPartindo de uma perspetiva sociocultural que fundamenta uma Pedagogia Participativa na qual a criança é tida como competente e ativa, este trabalho procura resgatar os direitos das crianças, nomeadamente, os direitos de participação. Face a tal propósito, o mesmo teve por objetivo compreender o impacto da assunção de pedagogias participativas, em contexto de Jardim-de-Infância (J.I.), no desenvolvimento das crianças, tendo sido adotada, para tal, uma metodologia de trabalho qualitativa. O design da investigação destaca nas pedagogias participativas uma ‘aprendizagem em participação’ que permite o livre desenvolvimento da personalidade da criança. Trata-se da estruturação de um contexto educativo democrático, a par com uma estrutura de trabalho cooperativo, na qual a construção das aprendizagens ocorre em circuitos de diálogo, reflexão e comunicação. Trata-se de assumir uma participação com sentido de protagonismo em que, face às condições pedagógicas criadas, as crianças se desenvolvem e (re)constroem o quotidiano escolar como sinónimo de cidadania ativa. O documento alude para a urgência de desconstrução do modo tradicional e transmissivo de fazer pedagogia, a fim de se assumir e promover a visibilidade social das crianças enquanto sujeitos de direitos e atores sociais.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This work seeks to rescue the rights of children, mostly, the rights of participation on a sociocultural perspective that bases a Participative Pedagogy in which the child is considered competent and active. Therefore, the current work aims to understand the impact of participative pedagogies (in the context of J.I.) on the development of children, based on a qualitative work methodology. The design of investigation emphasizes, in participatory pedagogies, a 'participatory learning' that allows the free development of the children’s personality. It is the structuring of a democratic educational context, along with a cooperative structure of work, in which the construction of learning occurs in circuits of dialogue, reflection and communication. It is a matter of assuming a participation with a sense of importance in which, given the pedagogical conditions created, children develop and (re) build school every day as synonymous with active citizenship. The document points to the urgent need to undoing the traditional way of doing pedagogy in order to assume and promote the social visibility of children as subjects of rights and social actors.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201827522
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8276
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectDireitospt_PT
dc.subjectPedagogias participativaspt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectChildrenen
dc.subjectKindergartenen
dc.subjectParticipationen
dc.subjectRightsen
dc.subjectParticipatory pedagogiesen
dc.subjectDevelopmenten
dc.subjectLearningen
dc.titleO respeito dos direitos das crianças na vanguarda da prática educativapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
LUISA_VINAGRE_MEPEA_RELATÓRIO_PPSII.pdf
Size:
1.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: