Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A Release Technique como estratégia metodológica potenciadora de espontaneidade nas aulas de Práticas Complementares de Dança - Composição Coreográfica com alunos do 3º ciclo da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RF_MED_2018_BeaPei.pdf2.26 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório final de estágio foi construído nas Unidades Curriculares Estágio I e II no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança (6ª edição) da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa como conclusão deste ciclo de estudos. A prática pedagógica, inerente ao estágio, foi desenvolvida na Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais durante o ano letivo 2017-2018 com o 3º Ciclo do Ensino Artístico Especializado da Dança (7º e 8º Anos), no âmbito da disciplina Práticas Complementares de Dança - Criação Coreográfica. A amostra foi composta por um total de 16 alunas divididas em duas turmas distintas. Este estágio planejou, substancialmente, a valorização da espontaneidade do movimento durante a formação em contexto Especializado da Dança enquanto potencial capacidade a ser trabalhada na fase da adolescência. A abordagem a partir da utilização de premissas fundamentais da Release Technique funcionou como recurso metodológico e alicerce para concretização deste objetivo. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado com base na investigação-ação, de forma a realizar uma intervenção auto avaliativa por parte da estagiária durante todo o processo das etapas do estágio. A avaliação e a reflexão de material recolhido teve métodos qualitativos como suporte e instrumentos de recolha de dados que incluíram tabelas de observação, diários de bordo, memorandos analíticos e um questionário. Os resultados e as conclusões que se destacaram ao final da investigação referem-se à relevância de criação de um espaço e de tempo em sala de aula suficientes para desenvolver a proximidade dos alunos à seus próprios corpos, o encorajamento à autonomia, à partilha e o acolhimento dos diversos pontos de vista, notadamente, durante a adolescência.
ABSTRACT - This final internship report was built in the Stage I and II Curricular Units in the scope of the Master's Degree in Dance Teaching (6th edition) of the School of Dance of the Polytechnic Institute of Lisbon as a conclusion of this cycle of studies. The pedagogical practice, inherent to the internship, was developed at the Vocational School of Dance of the Center for Artistic Formation of the Philharmonic Society Gualdim Pais during the 2017-2018 academic year with the 3rd Cycle of Specialized Artistic Dance Education (7th and 8th Years), in the discipline Complementary Practices of Dance - Choreographic Creation. The sample consisted of a total of 16 students divided into two distinct classes. This internship essentially planned the valuation of spontaneity of movement during training in the Specialized Dance context as a potential capacity to be worked on during adolescence. The approach using the fundamental premises of the Release Technique functioned as a methodological resource and a foundation for the achievement of this objective. The research was developed based on Action-Research methodology, in order to carry out a self-evaluation intervention by the trainee during the whole process of the stages of the internship. The evaluation and reflection of collected material had qualitative methods such as support and data collection instruments that included observation tables, logbooks, analytical memos and a questionnaire. The results and conclusions that emerged at the end of the research refer to the relevance of creating a space and time in the classroom sufficient to develop students' closeness to their own bodies, encouraging autonomy, sharing and suportting different points of view, especially during adolescence.

Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança

Keywords

Espontaneidade do movimento Adolescência Release technique Spontaneity of movement Adolescence

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue