Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-29"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- A Release Technique como estratégia metodológica potenciadora de espontaneidade nas aulas de Práticas Complementares de Dança - Composição Coreográfica com alunos do 3º ciclo da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim PaisPublication . Peixoto, Beatriz Oliveira; Marques, Ana SilvaEste relatório final de estágio foi construído nas Unidades Curriculares Estágio I e II no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança (6ª edição) da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa como conclusão deste ciclo de estudos. A prática pedagógica, inerente ao estágio, foi desenvolvida na Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais durante o ano letivo 2017-2018 com o 3º Ciclo do Ensino Artístico Especializado da Dança (7º e 8º Anos), no âmbito da disciplina Práticas Complementares de Dança - Criação Coreográfica. A amostra foi composta por um total de 16 alunas divididas em duas turmas distintas. Este estágio planejou, substancialmente, a valorização da espontaneidade do movimento durante a formação em contexto Especializado da Dança enquanto potencial capacidade a ser trabalhada na fase da adolescência. A abordagem a partir da utilização de premissas fundamentais da Release Technique funcionou como recurso metodológico e alicerce para concretização deste objetivo. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado com base na investigação-ação, de forma a realizar uma intervenção auto avaliativa por parte da estagiária durante todo o processo das etapas do estágio. A avaliação e a reflexão de material recolhido teve métodos qualitativos como suporte e instrumentos de recolha de dados que incluíram tabelas de observação, diários de bordo, memorandos analíticos e um questionário. Os resultados e as conclusões que se destacaram ao final da investigação referem-se à relevância de criação de um espaço e de tempo em sala de aula suficientes para desenvolver a proximidade dos alunos à seus próprios corpos, o encorajamento à autonomia, à partilha e o acolhimento dos diversos pontos de vista, notadamente, durante a adolescência.
- Deteção do cancro da mama por MWIPublication . Lopes, Pedro Manuel Osório; Pinho, Pedro Renato Tavares de; Pato, Matilde Pós-de-MinaA deteção do cancro de mama por micro-ondas é uma técnica bastante recente, sendo baseada na diferença das propriedades dielétricas entre os tecidos saudáveis e os tecidos malignos. Embora esta técnica apresente bastantes vantagens em relação a outras técnicas convencionais, ainda apresenta algumas limitações. Assim, esta dissertação tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da técnica de imagem médica por micro-ondas. Foram implementados quatro algoritmos diferentes de processamento de sinal que permitem remover os artefactos indesejados nos sinais de um sistema de imagem médica baseado em microondas. O artefacto mais conhecido e o mais crítico de todos é a reflexão ocorrida na superfície da pele, que pode ser de várias ordens de magnitude superior à reflexão ocorrida no tumor. Para além disso, são implementados dois algoritmos de formação de imagem médica baseados em métodos de beamforming. Por fim, para testar o correto funcionamento de cada um dos algoritmos e analisar o seu desempenho, de forma a que possa ser feita uma comparação entre cada um dos algoritmos, é utilizada uma variedade de phantoms numéricos, baseados em modelos FDTD (Finite Difference Time Domain) anatomicamente realistas. Os resultados permitiram concluir que para alguns algoritmos o artefacto é removido com sucesso, sendo que, em qualquer um dos cenários simulados foi possível detetar o tumor com sucesso. No entanto, verificou-se a existência de um desvio de alguns milímetros da sua localização real, o que indica que ainda existem alguns desafios a superar no âmbito da formação da imagem médica por micro-ondas.
- Gestão do ciclo de vida de dispositivos médicos : papel do engenheiro biomédicoPublication . Oliveira, Vítor Joaquim Jesus de; Sobral, Augusto da Silva; Ribeiro, MargaridaDe acordo com a Organização Mundial de Saúde, nos países desenvolvidos, cerca de 50% dos Dispositivos Médicos não são adequados ou utilizados de forma correta ou otimizada. O trabalho teve como objetivo criar um modelo sistemático de análise para a implementação de uma metodologia estruturada e organizada de Gestão do Ciclo de Vida de Dispositivos Médicos, tendo por base diretivas, normas nacionais e internacionais e modelos científicos. E demonstrar a importância do tema às organizações da área da saúde. A metodologia é baseada numa abordagem de decisão multicritérios, bem definida e hierarquizada, com a qual se pretende otimizar o processo de seleção/aquisição. Estes requisitos têm que ser assegurados nesta fase através de Cadernos de Encargos e Contratos de Manutenção bem elaborados (por uma equipa multidisciplinar), já que as correções posteriores dificilmente são técnico/economicamente viáveis. Com base no modelo Analytic Hierarchy Process foi desenvolvida uma ferramenta (ASA-DM) para escolha isenta. O estudo foi aplicado a quatro tomografias computorizadas em quatro Estudos de Caso, com o intuito de que a sua aplicação seja transversal a outros dispositivos. A variação das ponderações atribuídas aos critérios e subcritérios em função das necessidades presentes e futuras de cada instituição resultou em que cada um dos equipamentos se adequasse a um Estudo de Caso. Provou-se que não existem dispositivos inúteis ou de má qualidade, quer física, técnica ou operacional, mas que se pode melhorar o custo-benefício, a qualidade dos serviços e a satisfação dos utilizadores. É importante conhecer o Custo Total do Ciclo de Vida tendo em atenção o Valor Presente em detrimento apenas do custo inicial (compreendido entre 2,68% e os 16,91% dos custos totais, nestes estudos). O Engenheiro Biomédico representa um papel preponderante na formação, liderança da equipa e na introdução e desenvolvimento das metodologias adequadas, com o intuito de facilitar o processo de decisão.
- Valores de referência para cálculos da atividade residual normalizada em renogramas com 99mTc-MAG3Publication . Bento, Bianca Correia; Vieira, Lina; Santos, Ana IsabelO renograma com 99mTc-MAG3 permite a avaliação funcional do sistema urinário em utentes adultos e pediátricos. O protocolo para a realização do renograma tem vindo a padronizar-se, de acordo com recomendações internacionais. As guidelines mais recentes recomendam que, nos renogramas, a avaliação seja efetuada através de dois indicadores: a função renal relativa (FRR) e a excreção renal do traçador. Assim, surgiu a Atividade Residual Normalizada (NORA – Normalized Residual Activity), que é indicada para a avaliação de drenagem, e representa a quantidade de atividade que permanece no rim num dado instante comparativamente com a presente no segundo minuto do estudo. Pode ser calculada no final do estudo dinâmico (NORA20), em imagens adquiridas após a micção, precocemente após o estudo dinâmico (NORAPMi) e mais tardiamente (NORAPMt). O objetivo desta dissertação visou estabelecer valores de referência da NORA por grupo etário, tipo de rim (normais, dilatados e obstruídos) e diferentes momentos de cálculo. Também se pretendeu estudar a influência da visualização da vesícula biliar no cálculo deste parâmetro, e avaliar as diferenças entre NORAPMi e NORAPMt bem como o seu impacto no diagnóstico de obstrução. Para a concretização destes objetivos, realizaram-se renogramas com 99mTc-MAG3 em utentes com justificação clínica para o exame, e calculou-se, através de um software desenvolvido para o processamento de renogramas, os valores de NORA20, NORAPMi e NORAPMt. O estudo desenvolvido permitiu obter valores de referência para utentes pediátricos e adultos. Sugere ainda que a visualização da vesícula biliar não interfere no cálculo da NORA. A NORAPMi e NORAPMt diferem entre si, exceto em rins obstruídos. Porém, a distinção entre rins dilatados e obstruídos através da análise da drenagem, apenas é possível através da NORAPMt, o que acentua a importância de aquisição de imagem de pós-micção entre os 50 e 60 minutos após o início do estudo dinâmico.
- As relações públicas em Angola: um olhar sobre o setor empresarial públicoPublication . Sebastião, Neusa Alexandrina da Silva; Pereira, Sandra Cristina MartinsAs Relações Públicas (RP) são uma função estratégica, relevante na mediação da relação entre as organizações e os seus diferentes públicos. Esta relação deve ser percecionada como um acordo entre partes, com o objetivo de alcançar resultados favoráveis para todos os envolvidos. Contudo, nem sempre existe este entendimento do verdadeiro alcance do papel desta profissão. O objetivo da presente dissertação foi analisar as Relações Públicas no Setor Empresarial Público (SEP) angolano, e perceber qual a visão atual desta área, num sector que desempenha um papel determinante no desenvolvimento económico e social do país. Angola atravessa atualmente uma crise económica e financeira acentuada, com muitas empresas a enfrentar momentos difíceis. Assim, entendemos ser relevante uma compreensão clara do valor das Relações Públicas e da sua responsabilidade em alturas críticas, uma vez que estas contribuem para a recuperação da imagem das organizações. Para tal, propomo-nos abordar o cenário da profissão de Relações Públicas, analisando a essência da profissão, assim como os papéis desempenhados pelos profissionais de comunicação e a importância que os gestores de topo atribuem à área da comunicação. Adicionalmente, queremos identificar os desafios que os profissionais de comunicação do SEP enfrentam no exercício das suas funções. Em suma, pretendemos verificar como são desenvolvidas as Relações Públicas na Angola de hoje.
- Relações públicas internacionais em Angola: que realidade?Publication . Cacumba, Cristina Olga; Simão, João Duarte Borges MartinsAs Relações Públicas Internacionais (RPI) são uma das áreas de intervenção das Relações Públicas (RP). A literatura especializada em RP aborda maioritariamente a praxis de RPI nos países desenvolvidos, não dando ênfase ao seu estado da arte em contextos sociais e económicos que divirjam do status quo destes países. Assim sendo, nesta dissertação pretende-se compreender como são denominadas e desenvolvidas as RPI em Angola – um país africano com um desenvolvimento emergente. A aplicação da metodologia qualitativa permite aferir que o nível de desenvolvimento do país influencia a prática de RPI. Similarmente, identificaram-se os fatores contextuais e conjunturais que afetam a atuação das organizações que desenvolvem, simultaneamente, atividade em Angola e na esfera internacional. Em suma, pretende-se perceber como é que as agências de comunicação que operam em Angola interagem com a comunidade internacional. De forma idêntica, almeja-se saber se em Angola é comum as RPI serem integradas em outras áreas profissionais e científicas, nomeadamente na Diplomacia Pública (DP).
- Estratégia de relações públicas para Associação Pais 21 - Down PortugalPublication . Ferreira, Magda da Silva; Nunes, Tatiana Filipa GomesAs organizações do Terceiro Setor têm o propósito de contribuir para o interesse público e, como tal, as Relações Públicas assumem nestas organizações o papel de Relações Públicas sociais, ao auxiliarem a sua organização a promover o desenvolvimento social, através de mudanças que ocorrem a nível individual e coletivo. Sendo a deficiência um dos maiores dramas da espécie humana e, o principal obstáculo a esta, a exclusão social, que muitas vezes começa no seio das próprias famílias (Palha, et al., 2017), procura-se neste trabalho, por um lado, contribuir teoricamente para o estudo das Relações Públicas em Portugal, mais concretamente sobre as Relações Públicas no Terceiro Setor e, por outro lado, pretende-se contribuir para uma organização portuguesa, apresentando-se um projeto de uma estratégia de comunicação a ser implementado, demonstrando a importância e o papel das Relações Públicas, mais em concreto, da Comunicação para a Saúde. Acredita-se que trabalhando de forma estratégica as relações com os diferentes públicos, se está a contribuir para a inclusão de pessoas com trissomia 21 na sociedade. Assim, defende-se neste projeto que o cumprimento da missão da Pais 21, na qual é destacada esta questão da inclusão na sociedade, só é possível se se fizer cumprir o modelo de excelência em Comunicação no Interesse Público, ou seja, havendo um envolvimento dos públicos-alvo, de modo a que se dê uma mudança nos conhecimentos, atitudes e comportamentos que, neste caso concreto, se traduzem na consequente adesão aos programas da Pais 21.