Publication
O contributo do team based learning para a consolidação de aprendizagens de alunos do 4.º ano
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Tempera, Tiago Bruno Correia | |
| dc.contributor.author | Pinto, Inês Palma | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-29T09:47:19Z | |
| dc.date.available | 2025-10-29T09:47:19Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-21 | |
| dc.date.submitted | 2025-07-07 | |
| dc.description | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico | |
| dc.description.abstract | O presente Relatório Final realizou-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, lecionada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa. A primeira parte deste documento apresenta a descrição sintética da prática pedagógica desenvolvida no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, em duas instituições diferentes, enquanto que a segunda parte se retrata uma investigação realizada num dos contextos. O estudo foi implementado numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como problemática: O Contributo do Team Based Learning para a Consolidação de Aprendizagens de Alunos do 4.º ano. Partindo da problemática mencionada, definiram-se três objetivos específicos, sendo estes: (i) caracterizar o conhecimento dos alunos sobre conteúdos previamente abordados em cinco áreas curriculares distintas; (ii) explorar atividades implementadas em cinco áreas curriculares distintas com base nos princípios do Team Based Learning; e, por fim, (iii) caracterizar o conhecimento dos alunos em cinco áreas curriculares distintas após a aplicação do Team Based Learning. Após a definição dos objetivos específicos considerou-se adequada, para este estudo, a utilização de uma abordagem metodológica qualitativa, adotando um design de estudo exploratório. No que se refere às técnicas de recolha de dados, as mesmas centraram-se na observação direta e indireta através do preenchimento de grelhas de observação, da criação de diários de bordo, da recolha das produções dos alunos e da realização de registos fotográficos. Relativamente aos resultados do estudo, os mesmos permitiram verificar, deforma geral, que a implementação de atividades que seguem os princípios do Team Based Learning é eficaz, revelando um progresso na consolidação das aprendizagens dos alunos e uma evolução no desenvolvimento das suas competências sociais, nomeadamente ao nível do trabalho colaborativo, da autonomia, da criatividade e da empatia. Existe a possibilidade desta evolução se dever aos vários momentos de partilhas e discussões, levando a que os alunos partilhassem conhecimentos entre si. | por |
| dc.description.abstract | This Final Report was carried out within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice II, taught in the second year of the Master’s DegreeinTeaching the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, at the Escola Superior de Educação de Lisboa. The first part of this document presents a concise description of the pedagogical practice carried out in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, in two different institutions, while the second part describes a research project conducted in one of thecontexts.The study was implemented in a 4th year class of the 1st Cycle of BasicEducation and addressed the following research problem: The Contribution of TeamBased Learning to the Consolidation of Learning among 4th Year Students. Based on this research problem, three specific objectives were defined, suchas: (i) characterize students’ knowledge of content previously covered in five different curricular areas; (ii) explore activities implemented in five different curricular areasbased on the principles of Team Based Learning; and, finally, (iii) characterize students’ knowledge in these five curricular areas after the implementation of TeamBasedLearning. After defining these specific objectives, a qualitative methodological approachwas considered appropriate for this study, adopting an exploratory study design. Regarding data collection techniques, these focused on direct and indirect observationthrough the completion of observation grids, the creation of logbooks, the collectionof student work and photographic records. As for the results of the study, it generally demonstrated that implementingactivities following the principles of Team Based Learning is effective, revealingprogress in the consolidation of students’ learning and development in their social skills, particularly in terms of collaborative work, autonomy, creativity, and empathy. It ispossible that this progress is due to the various moments of sharing and discussion, which encouraged students to exchange knowledge among themselves. | eng |
| dc.identifier.citation | Pinto, I. P. (2025). O contributo do team based learning para a consolidação de aprendizagens de alunos do 4.º ano [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22210 | |
| dc.identifier.tid | 203981960 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/22210 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
| dc.subject | 1.º Ciclo do ensino básico | |
| dc.subject | Aprendizagens | |
| dc.subject | Metodologias ativas de ensino | |
| dc.subject | Team based learning | |
| dc.subject | 1st Cycle of basic education | |
| dc.subject | Learning | |
| dc.subject | Active learning methodologies | |
| dc.title | O contributo do team based learning para a consolidação de aprendizagens de alunos do 4.º ano | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicoe de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
