Repository logo
 
Publication

A robótica no apoio a inclusão de alunos com NEE

dc.contributor.authorLeite, Teresa
dc.contributor.authorNunes, Maria
dc.contributor.authorEncarnação, Pedro
dc.contributor.authorPonte, Margarida Nunes
dc.contributor.authorSilva, Mónica
dc.date.accessioned2016-09-08T09:37:55Z
dc.date.available2016-09-08T09:37:55Z
dc.date.issued2016-08
dc.description.abstractO estudo apresenta as perceções dos docentes do ensino regular (DER) e de educação especial (DEE) face ao uso de robôs em salas de aula por crianças com limitações na manipulação e comunicação, no âmbito do projeto Using Assistive Robots to Promote Inclusive Education (UARPIE). Foram desenvolvidos dois sistemas robóticos: um físico e outro virtual, cujos comandos foram integrados no sistema de comunicação utilizados pelas crianças participantes no estudo. Os sistemas usados permitiram às crianças a manipulação de objetos de aprendizagem e a comunicação enquanto realizavam atividades de português, matemática e estudo do meio. Cada criança participou em três sessões orientadas pelos respetivos docentes. A recolha de dados implicou, entre outros, a realização de entrevistas iniciais e finais aos docentes. Os docentes consideraram positivo o uso deste recurso, mas não se sentiam totalmente preparados para o utilizarem sem apoio externo.pt_PT
dc.identifier.citationLeite, T., Nunes, C., Encarnação, P., Ponte, M. N. and Silva, Mónica. (2016), A robótica no apoio a inclusão de alunos com NEE. J Res Spec Educ Needs, 16: 106–110. doi:10.1111/1471-3802.12273pt_PT
dc.identifier.doi10.1111/1471-3802.12273pt_PT
dc.identifier.issn1471-3802
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6424
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherJorsenpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1471-3802.12273/abstractpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectManipulacçãopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectSistema robóticopt_PT
dc.titleA robótica no apoio a inclusão de alunos com NEEpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage110pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage106pt_PT
oaire.citation.titleJournal of Research in Special Educational Needspt_PT
oaire.citation.volume16pt_PT
person.familyNameLeite
person.familyNameAlexandrino Nunes
person.givenNameTeresa
person.givenNameMaria Clarisse
person.identifier.ciencia-id1714-308F-9C8C
person.identifier.orcid0000-0003-2969-9882
person.identifier.orcid0000-0002-6313-3439
person.identifier.scopus-author-id55798180500
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975
relation.isAuthorOfPublicationbb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Leite_et_al-2016-Journal_of_Research_in_Special_Educational_Needs.pdf
Size:
1.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections