Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Planetário, um ciclo de canções: o conceito da canção juvenil na formação musical

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

As canções infantis têm um papel determinante na aprendizagem musical das crianças, de um ponto de vista informal ou no contexto das aulas de Iniciação Musical. Na transição da Iniciação para a Formação Musical esse repertório é, de modo geral, subitamente substituído por canções ‘eruditas’ (Lieder, Chansons, Songs, etc.). No trabalho de investigação aqui apresentado, testou-se uma solução alternativa que permite dar continuidade ao tipo de repertório que é usado na Iniciação Musical. Para esse efeito foi composto um ciclo de cinco canções, o Planetário, com caraterísticas semelhantes às das canções infantis mas direcionadas para os alunos que frequentam o 1º e 2º graus de Formação Musical (10 a 12 anos), aqui referidas como canções juvenis. A adequação dessas canções a este nível de ensino foi testada no âmbito de um estudo exploratório que envolveu 310 alunos e 11 professores, de escolas do ensino artístico especializado de música, na região da grande Lisboa e Setúbal. Os dados para análise foram recolhidos através do preenchimento de questionários pelos alunos e da realização de entrevistas aos professores. Na análise dos questionários usaram-se métodos de estatística descritiva e foi feita a análise temática das entrevistas transcritas, obtendo-se uma análise de natureza quantitativa e qualitativa, respetivamente. Os resultados mostram que as canções juvenis compostas foram bem aceites tanto pelos alunos como pelos professores, potenciando um elevado gosto pela aprendizagem e diversas oportunidades para a aquisição de competências musicais.
ABSTRACT - Children’s songs are paramount in music education. However, in the context of Portuguese music teaching, the transition from grade 4 to grade 5 is marked by a sudden rupture, for these children’s songs are replaced with songs of western “classical” tradition (Lieder, Chansons, etc.). This dissertation searches for a solution that allows for some kind of continuity with the repertoire that is used with children from grades 1 through 4. In this regard, a cycle of five songs was written, called Planetário (Planetarium), similar to children’s songs but aimed at the specific demographics of young people who attend grades 5 and 6. The appropriateness of these songs was then tested in the framework of an exploratory study. Participants consisted of 310 students and 11 teachers of several music schools and conservatoires from the region of Lisbon and Setúbal. Data was collected through students’ questionnaires and teacher’s interviews. This data was then analyzed using techniques of descriptive statistics for the questionnaires and thematic analysis for the interviews. Thus, a quantitative and qualitative analysis was achieved. Results show that these songs were well received by students and teachers, allowing for high learning appreciation and multiple opportunities for the development of musical skills.

Description

Mestrado em Música

Keywords

Aprendizagem musical Canções juvenis Repertório de Formação Musical Music education Children’s songs Repertoire for grades 5 and 6

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License