Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Estratégias para um processo participado e cooperado

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatorio-da-PPSII_Daniela-Sousa_2015160.pdf1.98 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente documento visa apresentar de forma fundamentada e reflexiva todo o percurso vivenciado no âmbito da minha Prática Profissional Supervisionada (PPS II) que ocorreu ao longo de aproximadamente quatro meses, numa sala de jardim de infância, com um grupo de 25 crianças, entre os 3 e os 6 anos de idade. Desta forma, procedi à caracterização do contexto socioeducativo, fundamental para conhecer o grupo de crianças, as famílias, a equipa e o contexto. Posteriormente, defini as minhas intencionalidades para com os intervenientes e comecei a delinear o meu plano de ação, tendo sempre uma atitude reflexiva durante todo o percurso. Ao longo da PPS II, pude comprovar a existência de uma prática de participação efetiva das crianças no processo educativo, nomeadamente na planificação, avaliação e gestão da rotina diária e do grupo. Sendo uma temática cada vez mais assídua nas reflexões sobre a criança, surge um interesse em compreender as estratégias utilizadas pela equipa no sentido de promover um clima de participação em que a voz e as ações das mesmas são valorizadas e tidas em conta. A investigação realizada foi conduzida através da metodologia de Estudo de caso, que se caracteriza por se de natureza qualitativa ou interpretativa, embora possa compreender a combinação de dados qualitativos e quantitativos, tal como o estudo apresentado, que se caracteriza por ser de natureza qualitativa, embora possa compreender alguns dados de natureza quantitativa. A recolha de informação passou pela utilização de técnicas de observação direta e indireta: i) observação participante (com registo em notas de campo); ii) inquérito por entrevista (entrevista semidiretiva e entrevista em grupo); e iii) inquérito por questionário. Após uma revisão da literatura sobre o tema, a informação recolhida permitiu-me proceder à análise das questões inicialmente colocadas, e refletir sobre as dinâmicas associadas à efetiva participação da criança no contexto educativo. Possibilitou-me desta forma compreender que todo o ambiente pensado e organizado pela equipa é promotor de um clima de livre expressão que permite à criança exercer o seu direito de participação, através de diversas estratégias, entre as quais, os instrumentos de regulação e as reuniões em grande grupo.
ABSTRACT The present document aims to present, on a well-grounded and reflective manner, my journey through the Professional Supervised Practice (PPS II) during approximately four months in a nursery room with a group of 25 children aged between 3 and 6.This way, I proceeded to characterise the socio-educational background, essential to better know the group of children, the families, the team and the context. Subsequently, I defined my intentions towards the parties involved and began to outline my action plan, always bearing a reflective attitude throughout. Throughout PPS II, I was able to ascertain the existence of a practise of true participation on behalf of the children in the educational process, namely in the planning, assessment and management of the daily and group routines. As an increasingly frequent topic addressing and reflecting upon the child, there’s an interest in understanding the strategies used by the team in the sense of promoting a climate of participation in which the child’s voice and actions are valued and taken into consideration. Despite being conducted through the action-research methodology, which is characterised by its qualitative nature, there are some quantitative data in the present research. As such, the following data collection techniques were used: i) active observation (field notes); ii) semi-structured interviews; iii) group interviews; and iv) questionnaires. After a review of the literature on the subject, the data gathered allowed me to analyse the questions initially posed, and reflect upon the dynamics associated with the child’s true participation on an educational context. It also allowed me to understand that the environment carefully planned and organised by the team promotes and leads to a freedom in expression which allows the child to participate, through several strategies, among which, the regulatory instruments and meetings in large groups.

Description

Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Prática profissional supervisionada Planeamento e avaliação Participação Estratégias Supervised professional practice Planning and assesssing Participation Strategies

Citation

Sousa, D. S. C. (2018). Estratégias para um processo participado e cooperado (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9501

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue