Repository logo
 
Publication

Inclusão de uma criança com síndrome de PACS1 no jardim de infância

dc.contributor.advisorDias, Joanapt_PT
dc.contributor.authorBispo, Leonor Lopes
dc.date.accessioned2024-12-26T09:33:07Z
dc.date.available2024-12-26T09:33:07Z
dc.date.issued2024-09-19
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório emerge no âmbito da Prática Profissional II, incluída no plano de estudo do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Esta Prática foi realizada num Jardim de Infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social em Lisboa com um grupo de crianças de 3 a 6 anos. O estudo, denominado Inclusão de uma criança com síndrome de pacs1 no jardim de infância, tem como objetivos específicos: i) Conhecer a visão da equipa educativa sobre a inclusão de crianças com necessidades de saúde especiais; ii) Analisar as relações da criança com Síndrome de Pacs1 com os seus pares e iii) Identificar estratégias e recursos para a inclusão da criança com Síndrome de Pacs1 na sala de atividades. A abordagem metodológica da investigação, de natureza qualitativa, associa-se a um estudo de caso que visa compreender o processo de inclusão de uma criança com Síndrome de Pacs1 no jardim de infância. Para isso, foram utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados como a observação participante, a consulta documental, a sociometria e entrevistas semiestruturadas à equipa educativa de sala, à educadora de educação especial da instituição e aos pais da criança alvo de estudo. Os resultados obtidos revelam, em primeiro lugar, a significância da individualidade de cada criança e da uma consequente implementação de uma prática refletida e adequada. Para além das suas fragilidades e potencialidades, de modo a compreender o nível de inclusão de uma criança com necessidades de saúde especiais no ensino regular, é necessário avaliar a sua envolvência na rotina da sala e nas relações sociais do grupo. Após a apresentação do estudo de caso e respetivas conclusões, é feita uma reflexão da influência dos contextos de práticas profissionais ao longo da formação docente para a construção da profissionalidade.pt_PT
dc.description.abstractThe present report emerges within the scope of Professional Practice II, included in the study plan for the 2nd year of the Master's degree in Preschool Education at the School of Education of the Polytechnic Institute of Lisbon. This practice was carried out in a Kindergarten of a Private Institution of Social Solidarity in Lisbon with a group of children aged 3 to 6. The study, titled Inclusion of a child with PACS1 syndrome in kindergarten, has the following specific objectives: i) To understand the educational team's perspective on the inclusion of children with specific educational needs; ii) To analyze the relationships of the child with PACS1 syndrome with their peers; and iii) To identify strategies and resources for the inclusion of the child with PACS1 syndrome in the activ. The methodological approach of the research, which is qualitative in nature, is associated with a case study aimed at understanding the inclusion process of a child with PACS1 syndrome in kindergarten. To achieve this, different data collection techniques were used, such as participant observation, document consultation, sociometry, and semi-structured interviews with the classroom educational team, the institution's special education teacher, and the parents of the child under study. The results obtained reveal, firstly, the significance of each child's individuality and the consequent implementation of a thoughtful and adequate practice. Beyond their weaknesses and potentialities, in order to understand the level of inclusion of a child with special educational needs in regular education, it is necessary to evaluate their involvement in the classroom routine and in the group's social relationships. After presenting the case study and its respective conclusions, a reflection is made on the influence of professional practice contexts throughout teacher training on the construction of professionalism.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationBispo, L. L. (2024). Inclusão de uma criança com síndrome de PACS1 no jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/18072pt_PT
dc.identifier.tid203720792
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/18072
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.subjectNecessidades de saúde especiaispt_PT
dc.subjectSíndrome de PACS1.pt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.subjectPACS1 syndromept_PT
dc.subjectSpecial educational needspt_PT
dc.titleInclusão de uma criança com síndrome de PACS1 no jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório_LeonorBispo.pdf
Size:
5.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: