Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A importância da história da ciência no desenvolvimento das aprendizagens em ciências naturais no 5.º ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Sara-19-de-set-doc-V4.pdf2.65 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório decorre da intervenção pedagógica, que integra a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, e nele descrevem-se os dois contextos de intervenção dos estágios, bem como o projeto de investigação desenvolvido. Os estágios foram realizados numa turma do 2.º ano do 1.º CEB e em duas turmas do 5.º ano de escolaridade do 2.º CEB. A investigação desenrolou-se numa das turmas do 5.º ano, na disciplina de Ciências Naturais. O interesse desta investigação surgiu da constatação de que os alunos do 5.º ano apresentavam um certo desinteresse pela disciplina, assim como algumas fragilidades ao nível da compreensão dos conteúdos programáticos. Neste sentido, desenvolveu-se um estudo que procurou verificar se um conjunto de recursos relacionados com a História da Ciência poderia gerar uma maior motivação para com as Ciências Naturais. Para esta investigação foram definidos os seguintes objetivos gerais: i) Identificar as conceções que os alunos possuíam acerca de alguns aspetos da História da Ciência; ii) Desenvolver o pensamento critico dos alunos estimulando-os a refletir sobre a evolução do conhecimento científico, através de atividades que incluíam momentos da História da Ciência; iii) Desenvolver terminologias e conceitos, através da História das Ciências através de metodologias práticas. A metodologia utilizada nesta investigação foi de natureza mista e os dados foram recolhidos através de um questionário com questões de cariz fechado, tendo algumas a solicitação de justificação (questão aberta). Para além disso também foi utilizada uma grelha de observação para registo do desempenho dos alunos durante as atividades implementadas. Os resultados permitiram constatar que os alunos adquiriram alguns conhecimentos referentes à História da Ciência e melhoraram a sua noção de evolução do conhecimento científico. Também o recurso a um conjunto de atividades práticas, em que foram mobilizados alguns episódios da História da Ciência contribuiu, de forma positiva para a aprendizagem dos conteúdos lecionados e para a motivação dos alunos relativamente a esta disciplina.
ABSTRACT This report arises from the pedagogical intervention, which is part of the Supervised Teaching Practice II curricular unit, and it describes the two intervention contexts as well as the research project developed. The practical intervention was carried out in a class of the 2nd year of the 1st Cycle and in two classes of the 5th year of schooling of the 2nd Cycle. The investigation took place in one of the 5th grade classes, in the Science subject. The interest for this investigation arose from the observation that the 5th grade students showed a certain lack of interest in Science, as well as some weaknesses in terms of understanding of certain contents and concepts. In this sense, a study was developed to verify whether a set of resources related to the History of Science could generate greater motivation for Science, and a better understanding of its contents. For this investigation, the following general objectives were defined: i) to identify the conceptions that students had about some aspects of the History of Science; ii) to develop students' critical thinking, encouraging them to reflect on the evolution of scientific knowledge, through activities that include moments in the History of Science; iii) to develop terminologies and concepts through the History of Science through practical activities. The methodology used in this investigation had a mixed nature and the data were collected through a questionnaire with closed and open questions. In addition to this, an observation grid of students’ performance during the practical activities was also used. The results showed that the students acquired some knowledge regarding the History of Science and improved their notion of the evolution of scientific knowledge. It was also possible to conclude that the use of a set of practical activities, in which some episodes of the History of Science were included, contributed positively to the learning of the contents taught and to the motivation of students regarding this subject.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

História da ciência Atividades práticas 2.º do ensino básico History of science Practical activities 2nd of basic education

Citation

Emetério, S. C. M. (2021). A importância da história da ciência no desenvolvimento das aprendizagens em ciências naturais no 5.º ano de escolaridade (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15639

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License